quinta-feira, 7 de maio de 2020

AROMATERAPIA - FLORES CURAM E PURIFICAM O AMBIENTE

Mais do que bonitas e cheirosas, elas atuam sobre nosso físico e emocional.
Quando enfeitamos nossa casa com flores, imediatamente o ambiente parece mais alegre e feliz. Impressão? Nada disso! As flores nos protegem das vibrações negativas, porque elas estão programadas para filtrar as energias densas e transmutá-las em vibrações mais elevadas, bem como as plantas fazem na fotossíntese. (cuide bem da sua beleza e entre em harmonia com você mesma)


É por isso que, ao recebermos muitas pessoas em casa, logo que elas saem, as flores, muitas vezes recém- colocadas no vaso, murcham. Elas nos doam a própria vida em benefício da nossa saúde energética e do ambiente em que vivemos, e esses são os verdadeiros remédios que a Mãe Terra nos dá de presente. É por isso que a aromaterapia, que utiliza óleos essenciais extraídos de flores e plantas para curar problemas físicos e emocionais. Mas por que funciona? (use a aromaterapia a favor da sua saúde, veja como)



O aroma tem efeito muito rápido, em 3 segundos você já tem uma resposta, e o trabalho ocorre tanto na parte física quanto nas emoções e energias mais sutis. Isso porque o olfato é o mais sutil dos sentidos. Quando sentimos um cheiro, ele desperta nossas emoções. Por exemplo: você sente cheiro de bolo e isso te remete à infância, ao bolo da vovó. Já quando passa em frente a um rio poluído, vem uma emoção negativa, desgosto, poluição, embrulha o estômago. (aprenda a meditar, acalme a mente e relaxe o corpo)


Por isso os aromas conseguem equilibrar nossa saúde, nos fazendo sentir mais felizes e mais conscientes. As flores têm vibração mais elevada do que nossa, isso porque elas não têm o mental, entrando em contato elas, a nossa vibração energética também se eleva. (seis pistas revelam quando a terapia é melhor saída para você resolver os dramas internos)


Mesmo que você não esteja fazendo aromaterapia, a presença das flores em casa já ajuda e bastante. Os significados de cada flor são relativos ao poder ativo de seus óleos essenciais que podem beneficiar tanto o corpo físico (agindo diretamente na fisiologia do corpo) como no emocional (ativando o sistema límbico, emocional, a produzir neurotransmissores que causam sensações emocionais diferentes). (com a auto-massagem, combata dores e alergias)

Ter a flor fresca em casa também produz esse efeito, uma vez que seus óleos essenciais se volatizam no meio ambiente sendo inalados e produzindo o efeito.







Guia para Entender a Linguagem e as Propriedades Curativas das Flores:
Rosa - Presente em nossas vidas durante os nascimentos, casamentos e mortes, é usada para trabalhar ritos de passagem: a menina que virou mulher, a solteira que vai casar. Além de simbolizar o amor incondicional, seu óleo é usado como antidepressivo poderoso, combate a impotência, é cicatrizante e calmante. 
Lavanda - C/conhecida como a grande amiga da aromaterapia, trabalha o feminino e o masculino e é superversátil, podendo ser usada até por bebês. Relaxante, combate o estresse e as tensões nervosas, além de trazer a sensação de limpeza e harmonia. Excelente no tratamento da insônia, basta uma gota do óleo essencial ou um ramo de flor (seca) debaixo do travesseiro ou dentro da fronha para que seus efeitos sejam sentidos. Combate ainda dores musculares e hematomas.
Gerânio - Ideal para peles secas, envelhecidas e desvitalizadas, pode ser usado também em massagens. Sua ação em drenagens linfáticas é surpreendente, pois melhora o tônus da pele e sua coloração e brilho naturais. No emocional, oferece conforto e baixa a ansiedade. Alegra a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda.
Jasmim - As bruxas usam o óleo de jasmim para cortar magia, portanto acredita-se que é um óleo poderoso para limpar mau-olhado! Afrodisíaco, e ótimo para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. Representa a doçura, a feminilidade e a sensualidade, atuando nas emoções e fortalecendo-as, ao mesmo tempo que é um aroma sedativo é também eufórico, afastando a depressão, a negatividade, a indiferença e a apatia. Suas propriedades antidepressivas, tônicas e sedativas dos nervos fazem com que o jasmim seja um ótimo aliado ao combate a frigidez, impotência, depressão, ansiedade e distúrbios uterinos.
Margarida - Transmite afeto e confiança às pessoas. Ideal para enfeitar um arranjo em uma cerimônia entre amigos!


Ylang-ylang - Flor exótica da ilha de Madagascar, é usada em sua terra natal para as noites de núpcias: colocada na cama dos nubentes tem o objetivo de trazer fertilidade, sensualidade e amor. No plano físico é ótima para hipertensão.

Copo-de-leite - Representa inocência e pureza, associa-se ao sagrado e simboliza a paz. É indicado em arranjos festivos para jovens, Dia das Mães, Namorados e Finados.
Camomila - Um velho ditado diz que basta ter camomila em casa plantada junto de outras plantas que nenhuma planta adoece. É uma flor que traz bastante calma e suavidade e suas principais propriedades físicas são os poderes antiinflamatório, antiespasmódico e sedativo. O seu óleo essencial é muito usado em crianças quando há diagnóstico de infecção e dor, portanto para acalmar as cólicas, e é bastante usado para dores de dente.
Azaléia - Ajuda a analisar os atos com clareza. Originária do Oriente foi aprimorada durante décadas para se aperfeiçoar ao nosso clima tropical.
Girassol - Traz benefícios ao coração e as sementes são ricas em vitaminas E, D e complexo B.
Alecrim - Ter a planta em casa é garantia de proteção para o lar desde a antigüidade. É um ótimo estimulante emocional, dá energia e alegria.
Violeta - Quase uma exceção às flores em geral, a violeta não trabalha doando e sim tirando energia do ambiente. Vasinho de violetas no quarto jamais, o único cômodo onde ela pode ser uma boa idéia é o banheiro, para que absorva as energias locais. Então nada de levar violetas quando for visitar familiares e amigos, é um verdadeiro presente de grego.


Dicas práticas:
Olheiras: Faça um chá de camomila, coloque na geladeira e use, geladinho, sobre os olhos.

Clarear mechas de cabelo: Infusão forte camomila e muito sol: é o suficiente para deixar os fios mais clarinhos.

Combater o estresse: Use flores sedativas como camomila, lavanda e rosa. Coloque em uma banheira um punhado delas e curta seu banho esfregando delicadamente as flores em seu corpo. Se não tiver banheira, entre no chuveiro e passe as flores por todo o corpo, fazendo movimentos de dentro para fora, como se estivesse limpando os membros. Esse banho traz relaxamento e calma.

Para acabar com a apatia: Tenha em casa flores vermelhas, laranjas e amarelas com tom forte. A vibração das cores nos energiza e ao ambiente também. Ferva 1 litro de água com as flores em uma panela. Tampe por 10 minutos, coe a água e tome um banho com essa água do pescoço para baixo por pelo menos 7 dias seguidos. A apatia tende a ir embora dando lugar à segurança e à energia positiva.

Contra a insônia: Pegue um maço de lavanda e deixe pendurado de ponta-cabeça por 7 dias. Quando secar, coloque dentro da fronha do travesseiro, ajuda quem tem insônia e sono agitado.

Equilibrar físico e emocional: Junte lavanda, jasmim, gerânio, chá verde, ferva todas juntas e acrescente na água do banho. Só não use se estiver grávida ou se sofrer de epilepsia.