segunda-feira, 23 de setembro de 2019

DECORAÇÃO DE AMBIENTES INSPIRADA EM FILMES E SÉRIES DE TV




Depois de arquitetura e interiores, os temas que mais despertam o meu interesse {e que são indispensáveis fontes de inspiração para o meu processo criativo}, são a música e o cinema, que andam lado a lado.
Nessa postagem coloco alguns ambientes inspirados em grandes sucessos de bilheteria.
A mostra nos provoca não só a buscar referências externas para dentro da decoração, mas também a fazer leituras inusitadas e adaptações criativas que podem produzir ambientes únicos.


Bonequinha de Luxo

O loft de 64,5 metros quadrados, inspirado no filme ‘Bonequinha de Luxo‘, que eu adoro e tenho certeza que vocês também. O ambiente é composto por sala de estar, jantar e dormitório.
Ao ver os toques de ‘Tiffany Blue’ eu entendi logo, antes mesmo de ler a plaquinha explicativa, qual era a inspiração por trás do ambiente.


A escolha da poltrona Phili, de design clássico, trouxe para a sala de estar a atmosfera dos interiores icônicos do filme.


O biombo Sinclair e as mesas Boyer trazem atemporalidade para o ambiente, que nos mostra como uma referência de carga visual extremamente forte pode ser diluída e aplicada de forma coerente.


Suits
O próximo ambiente me impressionou, não somente pelas escolhas impecáveis da série ‘Suits’ da Netflix.

Ambiente que é um equilibrio da neutralidade e aconchego com elegância.


O espaço de 63 metros quadrados, no qual se desenvolve um escritório com living integrado e uma suíte, ostenta uma das paleta de cores mais perfeita de toda a mostra. Nela se destacam tons neutros aliados a estampas geométricas, poltronas de couro e acents metálicos, como a luminária sobre a escrivaninha Chrome.
O destaque da suíte fica por conta da cabeceira Piet e do maravilhoso puff Prada, que seguem as últimas tendências de decoração.


O banco Paris me chamou atenção antes de entrar no ambiente. Além de ser uma peça com muita personalidade, suas dimensões são ideais para a realidade de poucos metros quadrados em que vivemos atualmente.


Meia-noite em Paris
Através de uma entrada quase secreta, descobri o ambiente inspirado no filme ‘Meia-noite em Paris‘, um dos meus preferidos do Woody Allen.

O espaço multifuncional de 70 metros quadrados traz sala de estar e jantar, quarto e uma misteriosa entrada por um hall não menos misterioso.
A iluminação, de tom âmbar, é sem dúvida a mais impressionante de toda a mostra.
A utilização das cores quentes, as superfícies em tons mais fechados e os detalhes dourados para criar uma atmosfera que nos transporta completamente para o filme.



Os puffs Dorset sintetizam, em forma de mobiliário, a sensação visual que o ambiente nos causa, um misto de elegância exótica e mistério.
A harmonia de itens de decoração, com mobiliário e revestimentos contemporâneos, faz uma alusão notável ao filme e nos mostra como criar um ambiente multitemporal de forma bem sucedida.


A Forma da Água
O grande vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2018, ‘A Forma da Água’, inspira o espaço de 80 metros quadrados, composto por living, sala de jantar e dormitório.

Explorando tanto a estética dos anos 60 que ambienta o filme, quanto o simbolismo sugerido pela água, que compreende formas curvilíneas e tons de verde e azul bem escuros, presentes em toda a fotografia do filme.


O biombo Philipe é uma das peças mais icônicas da mostra, elegante em sua simplicidade, trazendo um feeling sessentista à sala de jantar, juntamente com o sofá Jean de formato curvo.


O aparador Laos e a moldura Munique formam uma combinação de tons e materiais que são tendência de decoração atemporal..


Em tempos de revival do estilo Mid-Century Modern, não poderíamos pedir uma releitura mais contemporânea.


O Poderoso Chefão
O meu filme preferido de todos os tempos, que já devo ter assistido algumas dezenas de vezes. ‘O Poderoso Chefão’ não poderia deixar de inspirar um dos ambientes.

Com 60 metros quadrados, o espaço composto por dormitório, living e sala de jantar, segue uma paleta de cores com um toque masculino sutil.
Muito embora eu não tenha identificado, de maneira clara, a referência à estética do filme no ambiente, seja pelas cores, iluminação ou escolha de mobiliário, criou uma atmosfera aconchegante.


A cama Brasília e a poltrona e puff Fold formam um duo de cores que estão super em alta e são um exemplo de como uma peça com um appeal mais clássico harmoniza bem com uma peça moderna


Frozen
Pra quem não imagina como um filme da Disney pode inspirar um ambiente sofisticado.

Com 63 metros quadrados de layout totalmente fluído, a sala de jantar, o living e o dormitório são praticamente um só.
A paleta de cores brincou com os tons de azul e o branco característicos do filme, traduzindo-os para uma decoração cheia de personalidade.


Os destaques ficam por conta do biombo Sinclair, que aparece no espaço da Maithiá na cor branca, a mesa de jantar Lake, que segue uma das tendências mais amadas do momento com seu maravilhoso tampo de mármore branco e as cadeiras Giorgio.


O Diabo veste Prada
Veja aqui as referências do mundo da moda para os espaços, o filme ‘O Diabo Veste Prada’ para o ambiente de 46 metros quadrados, distribuídos em living e sala de jantar.

Cores fortes e tons terrosos, intercalados com peças neutras, como o sofá Argand, criam um ambiente vibrante na medida certa.


Janela Indiscreta
Inspirado no filme ‘Janela Indiscreta’, um clássico do Alfred Hitchcock do meu diretor preferido de todos os tempos.
O ambiente me transportou,para dentro dessa obra prima do cinema. Equilibrando tonalidades P&B com tons de cinza, uma evidente referência à fotografia típica do film noir, para instituir um quê de filme cult na decor.
A iluminação do ambiente é misteriosa e ao mesmo tempo convidativa, exatamente como a história do filme.


A cama Nouveau II, posicionada a frente do biombo Sinclair e a mesa lateral Praksis, decorada com um conjunto de chá metálico, definem um recanto aconchegante de forma inusitada.



O living, sem dúvida, é um verdadeiro imã para os olhos, delimitado por um grande tapete p&b geométrico, sob o qual se acomodam com harmonia os móveis e objetos temáticos trazidos pelos arquitetos, como a luneta e a câmera fotográfica instalada sob um tripé, que nos fazem sentir que L.B. Jeffries acabou de deixar o recinto, mas entrará pela porta a qualquer momento.



O grande destaque do ambiente fica por conta do enorme painel do artista Ricardo Migliorini, que retrata uma janela com vista para um pátio e inúmeros prédios da vizinhança, onde podemos ver outras tantas janelas e personagens trazendo vida e movimento para a decoração.



A poltrona Poline, em frente ao mural, é uma peça forte que parece orientar o estilo de todo o living, convidando os visitantes a sentar, observar a janela, imergir no ambiente e nele permanecer.