segunda-feira, 26 de março de 2018

Grafite de Banksy em NY!

O artista inglês Banksy esteve em Nova York para grafitar um muro em homenagem à artista e jornalista turca Zehra Dogan, que foi presa e condenada a quase três anos de prisão em seu país por pintar um quadro. O mural foi realizado no East Village, em Manhattan, com as devidas autorizações legais.
Como não poderia deixar de ser, Banksy aproveitou a estadia para também trabalhar em seu estilo – sem autorização nem anúncio, grafitando um local inesperado, deixando sua marca e desaparecendo em seu célebre anonimato. 


O mural de Banksy pela liberdade de Zehra Dogan

O grafite já confirmado foi feito em Coney Island, e traz um empresário – similar à silhueta de Donald Trump – “chicoteando” a população com aquelas setas indicadoras dos movimentos nas bolsas de valores, como que expulsando as pessoas em nome do mercado. 

Já há um outro trabalho, ao estilo do artista inglês, que ainda não teve sua autoria confirmada, mostrando um homem carregando dinheiro, com a legenda: “Você saqueia, nós registramos”.

Antes disso, ainda nesse ano, o primeiro Banksy comprovado feito em Nova York mostra um rato dentro de um relógio, correndo como se estivesse em uma daquelas rodas de exercício em uma gaiola.