quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Casa feita de 4 Contêineres



Casa Contêiner, é um projeto de 2011, de autoria de Danilo Corbas, fica em Cotia (SP) e tem 196 m2.

A estrutura da casa é formada por quatro contêineres marítimos do tipo High Cube de 40 pés (12 m x 2,90m)

Localizada em um terreno de 860 m2, em condomínio residencial na Granja Viana, distribuída em dois pavimentos. São 3 quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas. 



Recursos ecologicamente previstos no projeto:
- Reutilização de materiais para estrutura da casa: contêineres marítimos em desuso. Além de aproveitar material nobre descartado, o uso de contêiner gera economia de recursos naturais que não foram utilizados para a estrutura da casa (areia, tijolo, cimento e etc). Obra mais limpa, com redução de entulho.

Economia na fundação e redução no uso de materiais. O peso leve da estrutura metálica possibilitou o uso de sapatas isoladas, pequenas e rasas, e sem uso de armação ou ferragens.

Preservação das árvores no terreno, reuso de água da chuva captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa. 
Ventilação cruzada nos ambientes. Serão utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.

Telhado verde. Parte da cobertura terá vegetação para auxiliar no isolamento térmico do contêiner.
Telhas térmicas tipo sanduíche de poliuretano, para melhor desempenho térmico da casa; na cor branca para refletir os raios solares e contribuir para a diminuição de temperatura do microclima local.
Eficiência energética: uso de iluminação em Leds. 
Torneiras que evitam desperdício. Metais fabricados pela Roca com limitadores de fluxo e de temperatura da água, que evitam o desperdício em até 50%.
Uso de lã de PET, isolante térmico feito à base de garrafas PET.
Pintura ecológica: tintas à base de água, sem cheiro, com baixa taxa de COV-Compostos Orgânicos Voláteis.
www.archdaily.com