quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Quatro universidades brasileiras entre as dez melhores da América Latina


Quatro universidades brasileiras entre as dez melhores da América Latina, Unicamp. Image © Reprodução EPTV
Em um recente levantamento realizado pela companhia britânica Quacquarelli Symonds, especializada em educação e pesquisa, quatro universidades brasileiras figuram entre as dez melhores da América Latina. A instituição que lidera a lista é a Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Entre as instituições brasileiras, a melhor colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa o segundo lugar geral e pela primeira vez ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), classificada em terceiro lugar. A  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa a sétima posição, enquanto que a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficou com o décimo lugar. 
“Outras escolas de ensino superior do Brasil também ficaram mais próximas do top 10, como a Universidade Federal de Minas Gerais, que passou do 14ª para o 11ª lugar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da 15ª para a 13ª, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da 16ª para a 14ª posição”, afirmou Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS. As instituições brasileiras dominaram, de modo geral, o levantamento, disse Sowter, com 83 das 385 universidades analisadas. 
A pesquisa da QS avalia o desempenho de cada instituição a partir de sete indicadores que incluem, entre outros, reputação acadêmica, reputação entre empregadores e citações em artigos acadêmicos.
Veja a lista completa das 10 melhores universidades da América Latina, a seguir: 
  1. Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC)
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  3. Universidade de São Paulo (USP)
  4. Universidade Nacional Autônoma do México (Unam)
  5. Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey
  6. Universidade do Chile
  7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  8. Universidade dos Andes
  9. Universidade de Buenos Aires
  10. Universidade Estadual Paulista (Unesp)