quinta-feira, 21 de novembro de 2013

AZULEJO X LADRILHO HIDRÁULICO

O azulejo nunca ficou de fora da moda na arquitetura e na decoração, Bem como o ladrilho hidráulico. Tecnicamente e historicamente os dois materiais são distintos, esteticamente os dois empatam na beleza proporcionada.
O azulejo é um material feito a base de terra e recebe uma camada vítrea em sua parte superior, que o torna impermeável. Por isso, até hoje está presente em áreas úmidas, como banheiros, cozinhas ou nas fachadas. È presença marcante desde o século XVII no Brasil e com o advento das indústrias brasileiras no final do século XIX, o material se difundiu devido aos preços convidativos.
O ladrilho hidráulico chegou ao Brasil no início do século XX. É um material feito a partir de corantes, cimento e água. Por ser feito artesalmente, tem alto valor agregado. Os ladrilhos hidráulicos são porosos; por isso é necessário proteger o material com um impermeabilizante – óleo fugante ou resina acrílica –, a fim de evitar manchas. Isso deve ser feito peça por peça, antes da instalação. Outra preocupação para quem irá assentá-lo no piso, é que o ladrilho é mais grosso que a cerâmica. Portanto, sua espessura deve ser levada em conta no preparo do contrapiso, para não haver diferença de nível entre um piso e outro. Para o assentamento, o ideal é impermeabilizar o contrapiso - a fim de evitar manchas provenientes da umidade do solo - e utilizar cimento branco estrutural. A instalação pode ser feita com junta seca, mas nada proibe de você optar por juntas de dilatação e preenchê-la com rejunte. O importante é que fique bem assentadinho e para isso nada melhor que uma mão-de-obra especializada.http://www.dallepiagge.com.br