quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MUSEU NACIONAL DA ARTE CATALUNYA

O Museu Nacional da Arte Catalunya em Barcelona (Espanha) inclui obras de arte tanto de autores catalães como de artistas estrangeiros, como Zubarán, El Greco (Renascimento), Velásquez (Barroco) ou Rubens.
A Coleção Românica é uma das mais emblemáticas de pintura mural em todo o mundo. As pinturas procedentes em grande parte das igrejas românicas dos Pirineus, do período medieval, séculos XI, XII, E XIII foi transladada para este museu.

Do Renascimento e Barroco vê-se uma imensa coleção com nomes de Tiziano Tintoretto , Josep de Ribera e outros mais.

A Coleção de Arte Moderna, agrega o conjunto mais importante da arte catalã do século XIX até o século XX quando a Catalunya recebe a influência de outras correntes artísticas, começando pelo modernismo. Entre os artistas mais destacados Rusinhol, Gaudí, Picasso, Gargallo e Juli Gonzalez. Tem também uma grande coleção de fotografia e arte decorativa.



 

 

 

 



 

 

 

 

 





Como falar desse museu, sem abrir um parêntese sobre Barcelona, que tem excelentes obras arquitetônicas, desde ruínas romanas, passando por igrejas e edifícios medievais, como a Igreja de Santa Maria del Mar e o palacete que abriga o museu Picasso, passando pela arquitetura genial de Gaudí, com suas obras como o parque Güell, Sagrada Família, Casa Batló, "La Pedrera", etc. Uma cidade mediterrânea, capital da Comunidade Autônoma da Cataluña de clima agradável e que mantém uma incrível harmonia entre construções modernas e raízes históricas que remontam a Idade Média que contam sua história ao longo do tempo.
 
Paseo de Gràcia, 39 - 08007 Barcelona, Espanha - 932 160 121