quarta-feira, 25 de maio de 2011

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA - PRAÇA DA LUZ, S/N (SÃO PAULO - SP / BRASIL)

Conheça o Museu da Língua Portuguesa que apresenta seu conteúdo utilizando tecnologia de ponta e interatividade para promover o contato do público com o nosso idioma. Inaugurado no ínicio do ano de 2006 no centenário prédio da Estação da Luz, centro de São Paulo (SP - Brasil), com 4.333,62 m2 de área. A cidade de São Paulo foi escolhida para brigar esse museu por ter a maior população de falantes da língua portuguesa no mundo (11.000.000 habitantes).
 Distribuído em três andares: Primeiro andar - administração; setor educativo; sala para exposições temporárias; . sala de aula (capacidade = 50 pessoas); espaço digital que pode atender até (capacidade = 20 pessoas). Segundo andar - grande galeria com tela de 106 metros de extensão com exibições simultâneas de filmes; totens; jogos interativos; grande mapa do Brasil; história da Estação da Luz. No terceiro piso - Auditório e  um planetário da Língua.
Não deixe de conhecer a escultura “Árvore de Palavras”, com 16 metros de altura, que exibe para os espectadores desde palavras até a representação de animais e símbolos que contribuíram para a formação do português.
(Totens interativos)
Uma curiosidade: no interior dos elevadores de acesso ao museu, os visitantes podem ouvir uma espécie de mantra, composto por Arnaldo Antunes, que repete as palavras “língua” e “palavra” em vários idiomas.

( Telão de 106 metros da Grande Galeria)

(Piso luminoso da Praça da Língua)

Clique e veja um clip do interior do museu: