sexta-feira, 29 de abril de 2011

QUANDO A ARQUITETURA E A MODA SE FUNDEM

Para o profissional que trabalha em área de criação, passear por outras áreas também criativas trazem gratificantes surpresas e exercitam a mente.  Tanto a moda quanto a arquitetura são duas formas de arte que partem do mesmo processo: criatividade e valorização da estética. Ambas utilizam formas, volumes, proporções, cores e materiais. O paralelo entre as duas profissões é que enquanto as construções podem contar a história pela durabilidade através dos séculos, a moda conta sua tendência apenas por uma temporada. Aproveitando o ensejo que hoje é o casamento real, vou liberar a imaginação e pensar na roupa não para esse evento que  mobiliza o mundo, mas, no evento que se aproxima e mobiliza minha vida: a formatura da Aimée. 
"Não acrescente detalhes inúteis a um vestido. Não coloque uma flor simplesmente porque você tem vontade de fazê-lo, mas para indicar o centro da cintura, o ponto final de um desenho." (Balenciaga)

“A moda, como a arquitetura, é uma questão de proporções”.
(Coco Chanel)

“A moda é uma manifestação de fé. Neste mundo que se empenha em destruir um por um todos os seus segredos, que se alimenta de falsas confidências e de revelações forjadas, ela é a própria encarnação do mistério, e a melhor prova de seu sortilégio é que nunca se falou tanto dela como agora.” - (Christian Dior)

“Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.” - (Yves Saint-Laurent)

 Ficou famosa por usar o corte enviesado, a primeira a utilizar essa técnica. Vestidos com forma e caimento suave - (Madeleine Vionnet)
“Comparada a Chanel, Vionnet é ainda hoje uma desconhecida, talvez porque produzia Rolls Royces, enquanto Chanel foi o Ford da moda.” (Autor desconhecido)

(Elie Saab)

(Versace)

(Vera Wang)

 (Fendi)

(Armani)

(Daniella Issa Helayel)

Pesquisa feita na internet.