domingo, 5 de setembro de 2010

CINE TEATRO JANDAIA - SALVADOR - BAHIA / BRASIL

O Cine Teatro Jandaia, inaugurado no ano de 1911, idealizado pelo comerciante João Oliveira, um apaixonado por cinema, no início era um modesto galpão com teto de zinco onde se projetava imagens. Após uma viagem pela Europa o comerciante decidiu, depois de dois anos de reformas e ampliações, reinaugurar o cinema (1931), sito à Av. J.J.Seabra, Baixa dos Sapateiros - no mais moderno, sofisticado e completo espaço de lazer, não só da cidade do Salvador, Bahia (Brasil), mais da América do Sul.
Quando da reforma, oito casas vizinhas foram anexadas ao antigo galpão, ficando o cine com uma área de 1.200 m2, e capacidade para 2.200 pessoas. Com 2.500 lâmpadas coloridas iluminando o interior, as instalações de um dos primeiros arranha-céus da cidade ficaram de tirar o fôlego. A Baixa dos Sapateiros era um movimentado centro comercial no período.
                        

Se tornou num ponto de encontro da cidade e atraiu os mais renomados artistas das décadas de 30 a 60, além das mais modernas películas hollywoodianas, astros musicais e teatrais. Foi o primeiro cinema do nordeste a adquirir aparelhos para a exibição de filmes sonoros.
Com a expansão das empresas multinacionais de cinema na década de 60, e o deslocamento do centro comercial de Salvador para outras regiões na década de 70, o Cine-Teatro Jandaia começou a definhar. Em 1979, os cinemas de Salvador foram comprados por grandes exibidores nacionais sendo criadas cadeias de cinemas, monopolizando as exibições dos filmes que passaram a ser exibidos em rede, mas o Jandaia resistiu e permaneceu independente. Sobreviveu até os anos 90 exibindo filmes pornográficos e de artes marciais de baixa qualidade. Em 1994 um projeto de revitalização da Baixa dos Sapateiros proposto pela prefeitura incluía o cinema como uma das suas prioridades, mas nada foi feito.
Hoje o velho Cine Teatro Jandaia está fechado há mais de uma década com suas instalações em ruínas correndo risco de desabamento. O prédio não está localizado na área tombada pela Unesco em 1985 como patrimônio da Humanidade e não tem uma arquitetura relevante, mesmo assim deveria ter uma proposta de revitalização integrado ao projeto de restauração do Centro Histórico, para se transformar num espaço cultural, quem sabe para contar alguma história com muita sonoridade, afinal ele já foi um marco da cultura Nacional.
Pesquisa feita na internet.