terça-feira, 9 de março de 2010

ESCRITÓRIOS DO FUTURO

Foi realizado em julho de 2008 um concurso pelo Design Institution, com sede em Lima (Peru), desafiando os participantes a desenharem concepções de estação de trabalho ideais. Veja abaixo o que alguns designers de vários países criaram para pôr fim às baias nos escritórios.
Os designers italianos Massiliano Panfoli e Margherita Bragoni, desenvolveram este conceito de estação de trabalho. Três telas localizadas dentro de uma chapa de vidro laminado, incorporado a uma camada transparente de LCD, produzindo as três imagens de 22 polegadas. Quando desligada, ela volta a ser transparente.


O designer egípcio Ahmed Hosny lembrou das diferentes tarefas que um arquiteto realiza ao longo de um projeto. Criou a "Fleximobile", mesa que pode ser configurada de várias formas. É possível trabalhar em grupo ou só. Há opção de acender uma luz vermelha toda vez que o profissional não quiser ser interrompido.

Esta estação robotizada "Animated Work Environment" (AWE), possui todos os equipamentos necessários para realizar os desenhos e cálculos de uma obra, foi criada por cinco arquitetos americanos. As telas se movimentam a partir de comandos gestuais captados por meio de sensores. Dispõe de sistemas de som e luz integrados.

Elaborada por um grupo de médicos especializados em pesquisas sobre a coluna vertebral, a estação de trablho conceito "Gravitonus" é girar suavemente para o lado que o corpo pender – assim não prejudica a coluna. Sua configuração abriga três monitores e em breve começará a ser produzida uma versão para deficientes físicos.  
 
Criado pela designer Liu Hinfay, de Cingapura, a estação "Incubator", é a mistura das cabines de jogos de videogame e o antiquado sistema de armazenamento de arquivos de biblioteca. Garante mais espaço no escritório e a possibilidade de locomoção dos módulos permite que se trabalhe sozinho ou em grupo. 
 
Do designer dinamarquês Kenneth Lylover  a estação para quem deseja apenas navegar pela internet, é a "Surf Chair". Parece com um divã e dispõe de uma tela de LCD e um computador.

Pesquisa feita na internet