sábado, 16 de janeiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS: BLOCO, PAINEL E CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO

PERGUNTA DE MONICA ESCOLARI POR E-MAIL:
" - Pretendo fazer uma reforma numa escola que tenho, queria esclarecimentos sobre blocos, lajes e concreto celular autoclavado. Tenho informação que é leve e que não preciso me preocupar em reforço de estrutura. Que acha? - "

RESPOSTA:
" - Sempre respondo que quando for executar uma obra, mesmo de reforma, contrate um profissional (arquiteto ou engenheiro) que esteja habilitado para isso. Faço abaixo algumas considerações sobre esse tipo de material e boa sorte! - "

O concreto celular autoclavado (CCA) é um produto inovador, desenvolvido na Suécia em 1920, destinado à construção civil. Leve, resistente, de fácil manuseio e transporte, e de qualidade superior ao tijolo cerâmico e bloco de concreto. É um produto formado a partir de uma reação química entre cal, cimento, areia e pó de nitrato de alumínio, após uma cura em vapor a alta pressão e temperatura (autoclaves) dá origem a um silicato de cálcio, composto químico que o faz um produto de excelente pela flexibilidade, leveza, 
economia e rapidez. Pode ser perfurado, serrado, pregado, ou atarraxado usando ferramentas de carpintaria convencionais.


Existem várias fórmulas para a fabricação do CCA, as matérias-primas básicas são as mesmas: cimento Portland, pedra calcária, pó de alumínio, água, e uma proporção de areia areia silicosa ou cinzas volantes. Ao misturar as matérias-primas forma uma pasta que são colocadas em moldes engraxados, o pó de alumínio reage quimicamente e cria milhões de células de gás de hidrogênio. Estas células microscópicas é que fazem o material se expandir para quase duas vezes do seu volume (lembra o processo de fermentação da massa do pão), dando ao CCA um leve peso. Depois de um tempo que varia de 30 minutos a 4 horas, o material tem uma forma parecida a uma espuma, duro o bastante para ser cortado nas formas desejadas e colocados numa autoclave de vapor de alta-pressão à temperaturas de 180°C para curar e ao acelerar a hidratação do concreto, propicia uma segunda reação química que dá força, rigidez, e estabilidade (em 8 a 14 hs fica com a mesma resistência de um concreto curado por 28 dias a 21°C) ao CCA. Ao retirar do autoclave são embrulhados em plástico e transportados para o local da obra.


O CCA pesa um quarto do peso do concreto convencional de mesmo volume e é disponível em blocos para parede, painéis de telhado e lajes. Cada produto pode ser fabricado em tamanhos que dependem da aplicação, permitindo eficiência e flexibilidade na construção. O concreto celular autoclavado pode ser usado para todos os tipos de estruturas que variam de residências unifamiliares a grandes obras de multiuso.
 
Como a indústria de utilidade elétrica gera mais de 50 milhões de toneladas de cinzas volantes a cada ano - só uma fração de qual pode ser reciclado, basta usar no CCA as cinzas ao invés da areia silicosa, o que trás grande benefício ao meio ambiente. Ele é inerte, atóxico, e o processo industrial esta livre de poluição e desperdício de energia.

O CCA é resistente ao frio e aos sulfatos, podendo ser usado em todas as zonas climáticas e numa grande gama de aplicações. Ao ser usado no exterior,o CCA deve ser protegido por argamassa ou outras camadas protetoras. O CCA é resistente ao apodrecimento e é 100 % à prova de animais danosos (cupins) por ser um material inorgânico.

Vantagens técnicas ao ser comparado com outros tipos de blocos de concreto e tijolos, é a baixa condutividade térmica (de 8 a 10 vezes menor que os tijolos convencionais) leva a racionalização de recursos energéticos, reduzindo gastos com aquecimento e resfriamento interno. Maior segurança contra fogo, resiste durante mais tempo em incêndios e pode evitar desabamento de estruturas nesses casos. Utiliza 100% de areia proveniente de resíduos de mineração. Diminui o peso da estrutura. Evita a degradação do meio ambiente e diminuindo o consumo de matérias-primas como o aço.
 
As paredes construídas de CCA tem bom isolamento acústico, em relação aos ruídos internos e aos ruídos externos. Devido a sua estrutura interna porosa, apresenta capacidade de redução da energia das ondas sonoras por deformação, o que significa maior conforto, em consequência da menor reverberação.

Bloco de Alvenaria de Concreto Celular Autoclavado é um elemento de alvenaria de vedação e de proteção contra incêndios, leve, resistente e garante maior produtividade e economia.

Bloco Laje de Concreto Celular Autoclavado é um elemento adicional de proteção contra incêndios. Isolante termo-acústico, pode ser serrado, furado e escarificado (para passagem de tubulações) e diminui o prazo da obra.

Painel Laje de Concreto Celular Autoclavado pode ser usado em estruturas de concreto convencionais, pré-fabricadas, metálicas e sobre alvenarias autoportantes. Podem ser utilizados na construção de escadas, casas e edifícios.

Argamassa de assentamento e revestimento de Concreto Celular Autoclavado vem em sacos de 20 kg, é indicada para assentamento e revestimento de blocos de Concreto Celular Autoclavado e revestimento de painéis de Concreto Celular Autoclavado, em áreas internas e externas, bastando apenas adicionar água (4,6l/sc). Composição: Cimento Portland, agregados minerais selecionados, filer carbonático e aditivos químicos não tóxicos.

Escola Estadual Jardim Angélica III  (Guarulhos - SP), projeto do Núcleo de Arquitetura, usou painéis de concreto celular autoclavado fixados externamente a uma estrutura composta por perfis metálicos parafusados.


Pesquisa feita na internet.