quarta-feira, 22 de abril de 2009

BRASÍLIA, E O PAISAGISMO DO "PARQUE DA CIDADE".

Brasília comemorou ontem, 21 de abril de 2009, 49 anos de existência, Roberto Burle Max se tivesse vivo esse ano teria completado 100 anos de existência.
Sempre que vou até Brasília faço caminhadas matinais no parque que fica pertinho do hotel em que fico hospedada. Quando lá estive pela primeira vez (1974), corri para tirar fotos da catedral e do parque da cidade. Por que sera que todo mundo que vai em Brasília, a primeira coisa que faz ao fotografar pela cidade é tirar fotos do Palácio do Planalto e do Congresso? Sera que faço parte da excessão?!!

Parque Dona Sarah Kubitschek, mais conhecido como "Parque da Cidade", criado pelo paisagista *Roberto Burle Marx, criador de uma expressão formal para paisagismo conhecida como paisagismo moderno. O Parque da Cidade tem grandes dimensões inserido dentro do Plano Piloto de Brasília, reúne características expressivas do paisagismo moderno, com atividades culturais, esportivas e de contemplação da natureza.

Durante sua construção ocorreram desvios entre o projeto e a execução que deixaram o paisagista chateado, rejeitando inclusive a autoria do Parque, mas nome de Burle Marx permaneceu associado ao do Parque e assim sera para todo o sempre.