terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

IGREJA DE MONT SERRAT - PONTA DE HUMAITÁ - SALVADOR / BAHIA

O bairro de Mont Serrat faz parte da cidade baixa da cidade do Salvador, Bahia - Brasil, com habitações antigas e de classe média. Predominam as casas familiares, bonitas e com no máximo três ou quatro pavimentos, não há quase nenhuma métrica ou repetição. A Ponta de Humaitá é uma ponta de terra onde fica o bairro de Mont Serrat. Humaitá é uma bela palavra de origem indígena que significa: "a pedra agora é negra".


(vista aérea Roberto Costa Pinto)
Protegida pelo forte e abençoada pela Igreja de Mont Serrat. O espaço da Ponta do Humaitá agrega um conjunto arquitetônico formado pela Igreja de Monte Serrat, um mosteiro, o antigo Iate Clube de Monte Serrat e casas no estilo do século XIX, além de um farol, construído no começo do século XX para guiar as embarcações que passavam pela região.

Com cenário natural e histórico, é um dos locais mais bonitos da Cidade Baixa. A igrejinha, o convento e o farol, de onde se vê a Baía de Todos os Santos de um dos ângulos mais favoráveis, especialmente ao pôr-do-sol.




Quando pensei em casar numa igreja, há muitos anos atrás, essa capela logo veio a mente, pequena, aconchegante, fácil acesso tanto por terra como por mar, suficiente para estar perto de Deus, e da simplicidade. Compartilho com todos meu local favorito, onde sinto paz e gosto de consumir o pôr-do-sol. A Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, foi construída pela família Gárcia D´Ávila, uma família tradicional e rica da Bahia. Hoje em dia pertence aos beneditinos.


Erguido sobre uma rocha que se projeta para o mar no séc. XVI e séc. XVII, esse conjunto religioso integra-se harmoniosamente com a paisagem marinha.

INTERIOR DA CAPELA:
O altar-mor, do século XVIII, é oriundo da Igreja de São Bento e em 1930 foi restaurado para adaptar-se à Capela.



Uma réplica da imagem de São Pedro Arrependido, em barro cozido, considerada obra prima do Frei Agostinho da Piedade, original está guardada no Mosteiro de São Bento.


A torre de terminação piramidal, revestida de azulejos, destaca-se do conjunto de pequenas proporções, assim como o alpendre da igreja, reconstituído em 1969, quando se eliminou seu frontão rococó. Ao lado há um pequeno Mosteiro, de dois pavimentos, com construção datada de 1679.


Sua planta é atribuída ao arquiteto italiano Baccio de Filicara. “A virgem foi concebida sem pecado original” é o dizer grafado no portão principal da Igreja que tem sua arquitetura similar a muitas capelas rurais da Bahia.

A história da Ponta de Humaitá se inicia quando Tomé de Sousa (Governador-Geral) recebe ordem de construir um forte para proteger a parte Sul a capital da Colônia. O local para instalação foi escolhido em função da enseada de águas mansas, escondidas pelos morros que encobriam a área plana limitada na parte ocidental pela ponta do Humaitá. Por muito tempo foi conhecido como “Fortaleza de São Felipe” – denominação que perdurou até o início do século XIX - ou “Castelo de Itapagipe”. Esta idéia só sai do papel em 1583, quando é posto em operação o Forte de São Felipe, no século XIX passa a se chamar Forte de Mont Serrat, após ter passado por uma reforma com maior poder defensivo. Este nome é uma referência à imagem da virgem espanhola, trazida por um padre jesuíta que implantou a devoção a Nossa Senhora de Montserrat no local.


(foto tirada do forte, vendo abaixo a igreja)

Hoje em dia, toda a área da ponta do Humaitá, que inclui o forte, a igreja e o farol de Mont Serrat pertence ao Parque Regional de Manutenção do Exército. Do seu terrapleno domina-se todo o porto da baía de Todos os Santos.tos. O forte possui forma de polígono irregular, com torreões circulares nos ângulos recobertos por cúpulas. Na saída do forte há vários equipamentos militares fora de uso expostos como esculturas. Ao lado do Forte, há uma pequena praia, estreita, que recebe bastante banhistas nos fins de semana. Esta área da Baía de Todos os Santos forma uma pequena enseada.

Na parte externa o Farol de Humaitá orienta os navegantes que entram na baía de todos os santos, e uma grande balaustrada que contorna a Igreja.