sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Capela Susana Soca - Arquiteto Antonio Bonet!

Projetada pelo arquiteto catalão Antonio Bonet entre 1959 e 1960, a capela geométrica Suzana Soca esta localizada no departamento de Canelones (Uruguai) que pretendia concluir sua construção em memória da poetisa uruguaia *Susana Soca.
Reconhecido por sua aparência construtiva, foi o primeiro projeto religioso do arquiteto no Uruguai e estabeleceu a partir de seu conceito certas reflexões sobre a arquitetura moderna no contexto uruguaio da década de 1960.
Toda a configuração espacial é baseada no triângulo - uma reinterpretação da Santíssima Trindade - e sua repetição. Seus anexos formam triângulos de diferentes escalas, proporcionando como resultado a qualidade espacial particular, onde a figura delimita a fachada, telhado e aberturas. Uma referência complementar aos religiosos é evidente em sua organização espacial em plano, onde o prisma reto é interceptado com os planos inclinados da fachada para formar uma cruz latina.

















*Susana Soca - reconhecida por importantes autores, como Jorge Luis Borges em um poema de "El Hacedor" - morre em um acidente de avião no Rio de Janeiro por volta de 1959. Antes disso, ela tinha tido a primeira iniciativa de construir a capela em homenagem ao seu pai, o Dr. Francisco Soca. Como resultado do evento, foi resolvido terminar o trabalho em homenagem ao poeta.