sexta-feira, 9 de agosto de 2019

LENÇÓIS (CHAPADA DIAMANTINA) - BAHIA / BRASIL

Lençóis é uma cidade do interior da Bahia que dista 425 km de Salvador, construída nos tempos áureos do garimpo na região. Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), fica no Parque Nacional da Chapada Diamantina sendo seu principal destino.
Lençóis é a porta de entrada da Chapada Diamantina que abrange os municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Ibicoara e Mucugê. Tem 84 mil km2, com muita vegetação, cachoeiras, grutas, poços, trilhas, morros, flores e fauna. Podemos dizer que a Chapada é uma das paisagens mais irresistíveis do Brasil e do mundo.
Ponte sobre o rio Lençóis

A cidade de Lençóis, durante o ciclo dos diamantes chegou a ser a terceira cidade mais importante da Bahia com seus casarões históricos, suas ruas de pedras pavimentadas pelos escravos, hoje, o turismo é sua principal fonte de renda.


Importante falar sobre a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no ano de 1986, que é responsável pela proteção das belezas naturais.

Ribeirão do Meio é uma corredeira, localizada em Lençóis, em forma de tobogã natural, proporciona uma caminhada tranquila por dentro da mata nativa.

Olho D`água do Praião é uma fonte de água cristalina formando uma lagoa na beira do Rio Paraguaçu, onde é possível observar o fundo cheio de peixes e tartarugas.

Morro do Pai Inácio está localizado nos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Possui 1.120 km de altitude. Tem vista espetacular, além da trilha curta, que leva para a convivência com a fauna e a flora. A subida do morro leva de 20 a 30 minutos.

Serrano é complexo formado pelo Rio Lençóis, suas piscinas e caldeirões naturais. Subindo encontra-se o Poço Halley. Próximo estão: Salão de Areia, Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera.

Cachoeira da Fumaça é uma das cachoeiras mais impressionantes do Brasil, com quase 400 m de queda livre. Para ver a Fumaça por cima, a trilha é de 7 km a partir da cidade de Capão. Para vê-la por baixo, só mesmo fazendo um trekking de 3 dias com um visual maravilhoso.

Gruta Azul: bem próxima à Gruta da Pratinha está a pequena gruta com águas azuis, onde não é permitido tomar banho.

O Poço Encantado é uma lagoa dentro de uma gruta, onde é possível enxergar até o fundo.

Gruta da Torrinha fica em Iraquara, foi aberta para visitação por volta de um ano. É considerada a gruta mais bonita da Chapada Diamantina, rica em formações distribuídas em diversos salões. Com suas agulhas de gipsita, com 60 centímetros de comprimento; e as raras flores de aragonita, que parecem de vidro.


Pesquisas feita na internet.