quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Parque para caminhar pelas copas das árvores!



Em Istambul, uma cidade com poucos espaços verdes existentes, o studio DROR propôs algo radical - um parque cheio de intervenções inovadoras como forma de incentivar a experiência coletiva e o convívio. Visionado como "uma história de amor entre as pessoas e a natureza", o parque florestal Parkorman dará às pessoas a chance de passear através da floresta, brincar, refletir e até mesmo percorrer por sobre os níveis das copas das árvores.



Localizado ao norte do centro da cidade, DROR enfrentou o desafio de fornecer um incentivo ativo para atrair residentes ao parque. A solução foi preservar a vida florestal existente e complementá-la com estruturas surpreendentes que permitissem às pessoas aproveitarem o local.




©

"Nós nos propusemos criar um parque que dissolva a ansiedade e o medo que muitas vezes acompanha um ambiente desconhecido através de uma rede de condições que promove o amor incondicional", explicam os arquitetos. "Imaginamos a experiência mais profunda dada pelo toque mais leve; um esforço que preserva a floresta luxuriante e deixa cada árvore no lugar, como solicitado pela cidade."




O projeto urbano é dividido em cinco zonas principais, cada uma projetada para provocar sua própria emoção. A interação e o jogo são promovidos em cada zona através da série de intervenções: Na entrada do parque, "A Praça" apresenta os visitantes à natureza e proporciona um espaço aberto para o convívio e socialização; Em "The Loop", os balanços e as redes flutuam sobre o chão da floresta como um retiro relaxante da vida urbana; gigantescos poços de bolas, inspirados pela vitalidade de um mercado turco de especiarias, compõem o "The Pool"; Em "The Chords", convidados aventureiros têm a chance de subir nas copas das árvores em uma trilha torcida, e saltar em trampolins gigantes localizados ali.









Para uma experiência mais reflexiva, "The Grove" oferece uma trilha de esculturas levando através da paisagem. “The Fountain of Clarity,” uma moldura em forma de cubo de que a água chuveiros para baixo em todos os quatro lados, usa um módulo de sensor e pistão hidráulico para abrir na aproximação, permitindo que a estrutura envolva os visitantes em uma sala aquosa.



Caminhos não-lineares são tecidos entre as árvores conectando as intervenções, e permitindo que os convidados escolham sua própria rota através do parque.


www.arcdaily.com