sexta-feira, 15 de julho de 2016

Pátio do Colégio - São Paulo (SP - Brasil)

Como ir a São Paulo e não ir conhecer "in loco" a historia da fundação da cidade que passa pela historia do patio do colégio. No ano de 1554 o superior da ordem dos jesuítas no Brasil padre Manoel da Nóbrega, o noviço José de Anchieta e João Ramalho construíram no alto da colina entre os rios Tiete, Tamanduateí e Anhangabaú um barracão de taipa de pilão que seria utilizado para catequizar os índios do então chamado planalto de Piratininga. Neste local no dia 25 de Janeiro do mesmo ano (Dia da conversão Paulo apostolo e aniversario da cidade) foi realizada a primeira missa da futura cidade de São Paulo. Dois anos após a construção da primeira edificação no local, os padres construirão uma igreja, um pavilhão com os aposentos e um colégio. 

Hoje o patio do colégio possui um café aberto ao publico, uma biblioteca e um museu.
Na antiga cripta da Igreja onde ainda é possível ver as paredes construídas no século XVII abriga uma exposição sobre o Pátio do Colégio e à história da cidade de São Paulo.
Na sala da cidade é possível ver uma maquete e uma coleção de mapas e textos que contam as transformações sofridas na região de 1554 até os dias atuais.

O museu de arte sacra abriga objetos trazidos da Europa para São Paulo para a realização de cultos. Dentre os objetos expostos temos crucifixos, relicários, mesas de altar, oratórios, ostensórios, pias de água benta entre outros objetos.
A biblioteca é especializada na história da Companhia de Jesus e do Brasil e possui aproximadamente 13 mil títulos.
Na igreja se celebra missas e casamentos e oferece cursos de teologia ao publico. Anexo a igreja há uma capela que contem relíquias de José de Anchieta dentre os quais podemos destacar uma roupa usada pelo jesuíta e um pedaço do seu fêmur.












(junho 2016)