quinta-feira, 26 de maio de 2016

Mygdal

Os designers alemães Emilia Lucht e Arne Sebrantke desenvolveram uma luminária para ajudar as pessoas que querem ter plantas em casa, mas não dispõe de espaço, luz natural (ambientes sem janelas) ou tempo para o cultivo.

Ao acomodar o vegetal no interior da cúpula de vidro da peça – projetada nas versões pendente e abajur –, elimina-se a necessidade de iluminação externa e regagem. Isso porque um micro ecossistema autônomo permite a fotossíntese, que é estimulada pela luz da lâmpada LED.

Ao entrar em contato com a superfície da luminária, a umidade que surge da respiração da planta se condensa e, em seguida, forma água, o que gera uma espécie de autoirrigação.

A versão em abajur possui um invólucro de vidro que conduz a energia elétrica, de maneira invisível, da fonte de alimentação até o LED. Segundo os autores, a combinação esteticamente agradável de luz e planta dentro de um elemento transparente cria uma atmosfera relaxante.

A luminária de vidro soprado foi batizada pelos autores, sócios do estúdio Nui – também conhecido como We Love Eames (em referência ao casal de designers norte-americanos Charles e Ray Eames) –, de Mygdal, que significa "solo fértil".