sábado, 14 de fevereiro de 2015

Fica a dica para o carnaval!

Confetes e Serpentinas
Milhares de foliões começam a sair às ruas para curtir o carnaval. Mas não é porque estamos em clima de folia que vamos deixar a sustentabilidade de lado. Durante os dias de festa, curta seu carnaval de modo sustentável.

Produza menos lixo

Para você ter uma ideia de como o carnaval produz lixo adicional ao usual, só na cidade de Salvador são recolhidas 1,5 mil toneladas a mais de lixo durante os seis dias de festas. Além de piorar a situação dos aterros sanitários, isso gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.

Jogue o lixo no lixo

No carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.

Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.
Na hora de ir para os circuitos da folia, experimente ir de ônibus ou de carona. Além de ser mais sustentável, você não precisa se preocupar com estacionamento nem com a segurança do veículo, e ainda pode tomar a sua cervejinha sem medo do bafômetro.