terça-feira, 9 de setembro de 2014

Auditório em Cartagena / Selgas Cano

     © Iwan Baan

“El B” é esta longa construção, um corpo, que se alimenta do patrimônio –  a continuidade – do tratamento de um lugar: O porto de Cartagena, que é nada mais que um porto de Cartagena, limítrofe da cidade a partir do mar. Tudo aqui lhe pertence, pertence ao porto, qualquer porto, devemos dizer: a retidão imaculada da borda do cais (reta), o mar sempre calmo (reto), o plano artificialmente horizontal da doca (reto), o céu como o fundo variável para esse plano (plano sobre um plano?), todos baseados em um artifício para representar a força mais simples e por sua simplicidade, o mais natural, o mais imensamente plano artificial que equivale ao mais natural.

               
A doca Alfonso XII tem 1.000 metros de comprimento, uma tira de 20 metros de largura é executada em todo o comprimento, paralela ao limite, que é respeitado pelos edifícios. Um passeio pode ser projetado para a cidade ao longo desta faixa. Na verdade, este passeio é o que recomendamos, é o que nós inserimos no prédio, num continuo dimensional que parece cavar uma praia artificial, mas na verdade é uma continuidade da história, porque a velha praia El Batel estava bem aqui, neste mesmo lugar. O porto é artificial, não a praia.
Esta recuperada rampa de praia submerge-nos abaixo da linha d’água, com a linha horizontal do cais como uma referência constante. Neste ponto, deixamos de pertencer ao mundo exterior e começar a pertencer a nós mesmos, nós mesmos em movimento, passeando, trabalhando na escala dos 210 metros reservada para nós mesmos. Temos trabalhado em contraste com a fachada exterior produzida pelo corte ao nível do solo, e continuamos a fazer uso da ditadura do cais, mas precisamente em oposição a ela.
Cada componente e detalhes deste projeto é outro projeto em si, mas, como cada projeto, agindo em obediência a seus ambientes, todos pertencem a ambos um todo, não procurado, mas deduzido, que é o que molda o caráter de El “B” .
Planta 01
Planta 02
Todo o material, tanto de alumínio e de plástico, é fabricado a partir de uma única seção extrudida, variou de colocação e de cor para dar a aparência de múltiplas partes. Essas peças estão todas definidas paralela à borda do cais para enfatizar a ideia de horizontalidade e alcançar um retângulo ainda mais do que já é, neste caso extrudado como um “churros”, apenas da sua dimensão imediata: no geral, parece ser o resultado de uma acumulação de componentes diferentes, empilhados ordenadamente sobre o cais.
Corte 04
Corte 07
Sua única conexão é que tanto prosperam no porto, porque, insistimos, todo o projeto prospera com a ideia e a memória de um porto, o que acontece aqui agora e o que costumava acontecer aqui.
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