sábado, 14 de dezembro de 2013

ARQUITETANDO COM THELMA: VOCÊ TEM CLOSET?

O local ideal para se fazer um closet é entre quarto e o banheiro, funciona como ligação dos dois cômodos. A partir de 3 m² já é possível ter um closet confortável. Além do mais, a grande vantagem de um closet, ao contrário dos armários de quartos, é poder deixar tudo exposto, não é bom ter janela ou basculante nessa área (por elas entram poeira e luminosidade, prejudiciais aos seus pertences). Se não deve ter janelas é preciso enxergar bem o que se veste, a iluminação merece um excelente projeto.
Luzes contínuas acompanhando toda a extensão dos módulos proporcionam luminosidade total e não se corre o risco de calçar meias de pares trocados. Não esqueça dos espelhos – de preferência duas peças 15 cm mais altas do que os usuários, colocadas uma de frente à outra, para que se possa visualizar o corpo inteiro e a imagem de costas. Um pufe serve de apoio para as roupas e ajuda a calçar os sapatos.
Nos móveis e paredes, tons claros ampliam visualmente o espaço e não deturpam a tonalidade das roupas. No piso materiais quentes (madeira ou carpete), lembrar que grande parte do tempo você caminhará sem sapatos.
As roupas precisam de ventilação, nada de encher o closet, pois prejudica a circulação de ar. Cobrir casacos e vestidos com capas feitas inteiramente de plástico é outra medida questionável justamente por causa do abafamento. A maneira de dobrar as roupas vai depender da quantidade, da área disponível e da vontade do morador. No caso de shorts, se forem muitos, recomenda-se enrolá-los. Se poucos, basta sobrepô-los.