sábado, 15 de janeiro de 2011

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO ORGANIZAR SUAS FOTOGRAFIAS

PERGUNTA POR E-MAIL DE RITA CANCIO:
" - Acompanho seu blog tem algum tempo, gosto da diversidade dos assuntos. Gostaria que você me enviasse algumas dicas de como organizo minha história com as fotos que tenho. Não quero apenas deixa-las em album... Me ajude... Beijinhos - "
RESPOSTA:
Tenho um espaço lá em casa,  onde exponho as fotos da família, afinal, como diz você, elas testumunharam fatos do nosso passado. As fotografias são inspiradoras mesmo em álbuns, livros e revistas. Na decoração, além dessa elas valorizam o local em que são colocadas e também são valorizadas por outros objetos decorativos, como aparadores, vasos e papéis de parede. O tema da fotografia varia de acordo com o ambiente.
Em escritórios e locais de estudo, fotos de paisagens são muito usadas. Em quartos de meninos, fotos grandes de esportes, como natação e tênis, costumam cair bem. Já as meninas adolescentes preferem fotos de si, geralmente em preto e branco. Enquanto os casais jovens gostam de mostrar as fotos do casamento ou feitas em estúdio, mas sempre na parte íntima da casa, como quarto e escritório, e os casais mais velhos têm preferência pelas galerias que contam a trajetória de cada um, com fotos de várias épocas.
Tem uma técnica conhecida como scrapbooking, que é a arte de unir foto com texto, é um ótimo jeito de guardar recordações. Existem papelarias onde é possível fazer cursos e comprar os acessórios para a montagem do álbum.
Que tal pintar uma parede da casa, como a do corredor por exemplo, com uma tinta que atrai magneto. Para não ficar colando as fotos com ímãs, a pedida é comprar em papelarias folhas adesivas de manta magnética e colá-las atrás das fotos.
Que tal montar painéis, feitos em lojas de moldura. Vale acabamento antigo ou mesmo contemporâneo. Depende do gosto de cada um. Ou então pregar as fotos na parede, em molduras individuais com formatos diferentes.
Vale apena colocar as fotos emolduradas apoiadas em uma prateleira.
As fotos podem ser usadas também na vertical, principalmente em quartos e halls de entrada, quando colocadas sobre aparadores, não precisam ficar no centro, podem ser postas em uma das laterais, com um vaso, por exemplo, na outra extremidade, para equilibrar. Não há regras fixas no posicionamento das fotos. O importante, é a harmonia e o equilíbrio.
Procure fotografias artísticas em galerias especializadas ou compre diretamente com o fotógrafo. Recorra ao passe-partout para igualar as medidas das molduras de fotos de tamanhos diferentes. Reunir fotos em um painel metálico, presas com ímãs, é uma boa idéia para quartos de adolescentes.
A fotografia está com tudo na decoração atualmente, principalmente em living-rooms e escritórios. Pode ser colocada na parede ou sobre um aparador. O interessante é deixar a fotografia inserida num contexto. Então: Combine a foto com o fundo e tome cuidado para que ela não seja desvalorizada. Se, o local tem papel de parede com estampa colorida, uma foto em preto e branco terá o devido destaque. Se vai colocar as fotos na parede, não erre nas proporções, faça primeiro a montagem no chão para ver como fica e deixe as fotos a pelo menos 30 centímetros do encosto das cadeiras ou sofa (se houverem), para evitar que, quem sentar no sofá, bata a cabeça nas molduras.
Fotos artísticas são sempre bem-vindas na decoração, custam menos do que uma tela e dão um ar contemporâneo ao ambiente.
P.S.: Continue acompanhando meu blog.... Boa sorte! - "