quinta-feira, 8 de outubro de 2009

HOME THEATER E O TRATAMENTO ACÚSTICO

Com o tratamento acústico ideal, seu home theater pode ter excelente qualidade sonora sem incomodar quem mora ao lado. Existe situação mais desagradável do que ao entrar no elevador, ouvir o vizinho comentar o filme que você estava assistindo? Sabemos que o som se propaga através das paredes, janelas e portas, e acaba nos ouvidos da vizinhança. Soluções para minimizar o problema: A mais barata, abaixar o volume, ou então repaginar a decoração da sua sala de cinema, em casos críticos, com tratamento acústico do ambiente.
Home theater e música, o som costuma ser equilibrado, sem ecos (repetição do som) e sem reverberações prolongadas (o tempo em que um determinado som permanece no ambiente antes de se tornar inaudível). O tempo ideal de reverberação de uma boa sala de home theater deve se situar entre 0,5 a 0,8 segundo.

Salas acusticamente equilibradas normalmente proporcionam boas experiências sonoras sem que se tenha de exagerar no volume, deixando também os vizinhos em paz. Para que isso aconteça, deve haver uma mistura de materiais absorventes de ondas sonoras, como tecidos, tapetes, madeira e quadros de tela, com materiais reflexivos, como paredes de alvenaria, gesso, vidro, mármore ou cerâmica, entre outros.


Uma boa sala para home theater possui a parte frontal com maior absorção de som, para permitir a percepção do efeito estéreo, e a parte traseira mais reflexiva, para maior envolvimento dos sons ambientes. O primeiro passo é verificar se a sua sala é do tipo “viva”, com grande reverberação de som, ou “morta”, com maior absorção de som, e ajustar a mobília para melhorar a acústica. Para isso, você pode ligar o seu equipamento e ouvir como o som se comporta em cada ponto da sua sala, prestando atenção onde há mais ou menos reverberação.

Outra dica útil é o teste das palmas. Posicione-se num ponto da sala, bata palmas e escute o tempo que o som permanece no ar. Ela deve soar firme, forte, e o som deve sumir rapidamente, mas sem ser demasiadamente seca, na parte da frente da sala. Na parte traseira o som pode ser mais prolongado, mas não deve haver eco em hipótese alguma. Depois de determinar as características acústicas da sua sala, é possível tornar um ponto mais reflexivo ou com maior absorção de som. Na grande maioria dos casos, isso pode ser feito apenas rearranjando a mobília que você já tem. A estante de madeira cheia de livros na parede frontal, além de abrigar os equipamentos, funciona como um ótimo absorvente acústico e também é isolante, impedindo que o som passe para outro ambiente. Cortinas de tecido grosso costumam resolver o problema da alta reflexibilidade dos vidros das janelas, além de atuarem ainda como controlador da iluminação externa. Quadros de tela funcionam como bons difusores, diminuindo também a excessiva reflexão de paredes de alvenaria ou gesso.


Para melhores resultados, no entanto, pode ser necessária a aplicação de painéis acústicos, confeccionados em diversos materiais, como lã de vidro ou espuma de poliuretano, e com diversos revestimentos para que sejam integrados à decoração. Nesse caso, recomenda-se a contratação de um profissional especializado, que pode fazer medições mais precisas das condições acústicas da sala e sugerir opções de materiais que melhorem a eficiência, garantindo a melhor performance sonora com o máximo de isolamento acústico para preservar os vizinhos.
Há diversos materiais e texturas disponíveis no mercado, como por exemplo, painéis disponíveis em várias texturas e densidades, há modelos para absorção acústica com textura de rocha. Há também modelos mais indicados para isolação acústica, que são confeccionado em espuma flexível de poliuretano, possui ainda camada de chumbo flexível de 0,3mm que funciona como isoladora de ruído.

O painel atenua 30 dB nas freqüências graves (até 500 Hz) e pode chegar a 70 dB nas freqüências agudas (4.000 Hz). Os painéis são instalados facilmente, podendo ser recortados com tesoura ou estilete, e aplicados diretamente sobre a parede ou teto, em superfícies de alvenaria, madeira, metal e gesso, usando-se um adesivo especial. Há também modelos que são instalados sobre perfis fixados à parede.

Outra opção são os painéis confeccionados em lã de vidro enrijecida e revestido de tecido nas bordas aparentes. Esses painéis podem ser montados sobre paredes com estruturas fixas (perfis). Disponíveis em várias medidas e diversas cores e padrões de tecidos. Os painéis acústicos são excelente opção para a otimização acústica de um ambiente, mas, têm pouca eficiência na absorção e isolação de sons graves, abaixo dos 500 Hz. E são justamente as vibrações e tremores do subwoofer que mais incomodam os vizinhos. Para minimizar o problema, tapete ou carpete grosso cobrindo o chão ajuda. Outra opção é utilizar produtos específicos para essas freqüências, como painéis acústicos no teto e cilindro de lã de vidro com um lado absorvente e outro refletor de freqüências graves, que pode ser instalado nos cantos das salas aos pares, sendo utilizado um par para cada 16m2, não necessitam de instalação especial, podem ser colocados apenas na hora de se usar o home theater, não interferindo na decoração.