quarta-feira, 20 de maio de 2009

PAVILHÃO FAZENDA CARAMBÓ - JOANÓPOLIS / SÃO PAULO

A Fazenda Carambó fica no município paulista de Vargem, a montanha do Pavilhão faz parte de uma terminação da Serra da Mantiqueira, dista 110 quilômetros de São Paulo e fica a mil metros de altitude.
A sabedoria popular foi decisiva para a locação tanto da casa quanto do pavilhão que foram erguidos, no meio da montanha mais alta da fazenda, onde o gado dormia, pois o gado sempre faz a dormida em lugares secos, arejados e, ao mesmo tempo, protegidos. Vaca não dorme no úmido, foge do vento forte e gosta do sol da tarde.

Dois elementos da paisagem foram particularmente importantes para o Pavilhão. Primeiro, o eucalipto, muito cultivado na região e em segundo, as pedras.

A obra ficou pronto em 2002, foram pouco mais de doze meses de obra. Projeto do escritório Una Arquitetos e a colaboração do arquiteto Marcus Barreto, execução de Sylvio Iasi. Área construída = 150,00 m2 , área fazenda = 101,64 ha, localização - Joanópolis (SP).

Todas as peças da estrutura foram feitas na fazenda. Na montagem do telhado, as vigas, colunas e caibros não se tocam. A ligação entre as madeiras é feita por peças de metal.

Em contrapartida ao discreto recuo da casa, o pavilhão é uma das primeiras construções que se avista desde a entrada da fazenda. O volume de madeira projeta-se sobre o vale, apoiado em um plano acima do nível da casa. As duas piscinas cortam a área aberta lateral. Ambas revestidas em vinil azul, bordas feitas com granito apicoado.

Na construção foi usada mão-de-obra local, a maior parte dos materiais utilizados no projeto também é de uso corrente na região e remete às características construtivas tradicionais do município. O piso de tijolos ocupa quase todo o espaço do projeto, também foram produzidos no Carambó, numa pequena olaria artesanal.

O fundo é ocupado por um grande cubo de alvenaria, solto da estrutura, abriga a churrasqueira e o forno de pizza, uma sauna, um banheiro e um pequeno depósito. Pintado de vermelho escuro, o cubo é um dos poucos elementos coloridos do Pavilhão.

O espaço abriga ainda um espelho d’água e um flamboyant.

Na parte central da cobertura fica uma bancada, de tijolo caiado com cuba e tampo de mármore.
As peças de madeira trazem mobilidade ao Pavilhão. Os ripados funcionam como grandes portas, que correm sobre rodinhas. Esse movimento aumenta ou diminui a entrada de luz e de vento, ajudando no controle da temperatura.