quarta-feira, 31 de março de 2021

Dicas importantes para quem está de mudança

Tudo o que você precisa saber antes de iniciar o processo de decoração e ambientação de um novo espaço


O processo de mudança nunca é fácil, desde a procura de um novo lugar para morar, que atenda a todas as suas necessidades, até a organização dos seus objetos, há um longo período. E a necessidade e entusiasmo acerca da decoração da nova casa são sempre levados em consideração. Sabendo disso, o blog arquitetantonanet preparou algumas dicas valiosas para facilitar essa transição e tornar o momento ainda mais especial e divertido. Confira:

Dar prioridade às suas necessidades 

Uma das etapas primordiais na escolha de uma nova casa é saber valorizar as necessidades de quem irá conviver naquele espaço, levando em consideração o conforto e o bem estar de todos. Para isso, é preciso pensar: quantas pessoas irão morar com você, quantos quartos serão necessários, quantos banheiros os moradores necessitarão, e principalmente, qual o tamanho ideal de cada cômodo para acomodar confortavelmente todos os moradores. 

Com isso, elencando as prioridades de acordo com as escolhas de cada um, fica mais fácil escolher um ambiente agradável e que atenda a todas as necessidades. 

Garanta a boa condição do imóvel 

Certifique-se se serão necessários reparos ou até mesmo grandes reformas. Geralmente é mais econômico optar por um lugar que esteja em perfeito estado para a moradia, como a parte elétrica e encanamento, do que um que necessite de uma grande obra.

Avalie o potencial decorativo 

Antes mesmo de alocar os móveis nos seus devidos cômodos, é importante dar uma boa olhada no local. Fazendo isso, você consegue determinar a compra apenas de itens necessários para o seu ambiente, evitando a poluição visual. Para essa etapa, o planejamento financeiro também é importante. Assim, você consegue investir no seu estilo de forma que caiba no seu bolso. 

Opte por otimização 

Dê preferência a móveis que valorizem e otimizem o ambiente. Quando bem utilizados, esses itens conseguem imprimir uma sensação de amplitude ao cômodo. Essa técnica atende bem às necessidades de seus usuários e valoriza o imóvel.  

Fotografe o local antes e depois de se mudar

Guarde registros fotográficos no seu celular

segunda-feira, 29 de março de 2021

Truques De Decoração Para Ampliar Os Ambientes Da Casa



Hoje em dia, com os apartamentos studios cada vez mais em alta, a necessidade de ampliar os ambientes é cada vez maior. Já assistiu na televisão aqueles programas em que as pessoas competem para decorar ambientes, como uma cozinha pequena?
Alguns propõem que os diferentes candidatos trabalhem com ambientes de características semelhantes, como a quantidade de metros quadrados.
Mas por que será que o resultado final é tão diferente? Por que alguns cômodos parecem tão maiores do que outros?
Bem, a resposta para essa pergunta é simples: o que muda o resultado final de um ambiente são os objetos escolhidos por cada um dos candidatos, e claro, a forma como foi conciliado funcionalidade, objetivo e estilo – tudo pensado de acordo com as necessidades de um cliente ou estilo de decoração.
Nesse sentido, os efeitos visuais diferem de acordo com o arranjo feito. Os ambientes possuem as mesmas características arquitetônicas no início, e só mudaram por conta da decoração.
Nesse texto você vai conhecer os melhores truques para ampliar os ambientes de forma prática e dinâmica. Vamos entender, através de exemplos de projetos, como os cômodos podem parecer maiores apenas pela sua personalização. Boa leitura!


Cores claras
Como já dissemos no tópico anterior, fazer um ambiente parecer maior ou menor pode ser apenas uma questão de estratégia de decoração.
Ao manipular os elementos, podemos conseguir criar efeitos de ótica diferentes. E uma boa forma de ampliar os ambientes da casa é por meio do uso de cores claras! Por exemplo: um cômodo pequeno pode parecer muito maior e aconchegante se as paredes forem pintadas na cor cinza algodão, e os objetos decorativos forem claros e minimalistas.
Para te ajudar nessa tarefa, é importante conhecer mais sobre as cores na arquitetura e como cada uma delas influencia no ambiente.
Outra boa dica para suavizar a decoração é utilizar peças em vidro transparente. Isso por que, ao passar os olhos por esses objetos, o observador terá a impressão de que o espaço é maior do que realmente é, dando a sensação de amplitude.
 
 
Boa iluminação
A boa iluminação também é uma grande aliada na hora de ampliar os ambientes, fazendo um ambiente compacto parecer maior. Isso inclui não somente a distribuição da luz natural como da luz artificial também.
É por isso que contar com um projeto de iluminação é fundamental, e deve ser previsto já na etapa do projeto de arquitetura e decoração de um ambiente.
Especialmente quando pensamos em ambientes como cozinhas por exemplo, é preciso contar com uma iluminação bastante forte, com pontos focais que ajudem a iluminar principalmente a área de trabalho onde serão preparados os alimentos.
Já sob os armários aéreos ou dentro de nichos, lâmpadas embutidas podem dar mais sensação de profundidade e fazer um ambiente parecer maior.

Luminárias embutidas e tapete com tecido bege de Banheiro simples de Duo Traço e Guarda roupa com portas de vidro e piso de madeira.


Espelhos
Os espelhos são outro elemento de decoração bastante poderoso para criar efeitos visuais que façam os ambientes parecerem mais amplos.
As chapas do material podem dar a falsa ilusão de continuidade em um local onde não existe mais nada. É claro que esse nem sempre teremos faixas inteiras de espelhos aplicados às paredes de uma decoração.
Ainda seguindo o exemplo da cozinha, é possível considerar o espelhamento provocado pelo acabamento de eletrodomésticos como fogões, micro-ondas e forno elétrico. Luminária metálica preta e cadeira de veludo cinza de Sala de Jantar


Minimalismo
As características das peças utilizadas para completar a decoração de uma casa também podem fazer os ambientes parecerem maiores ou menores.
Quanto mais ornamentos ou reentrâncias tiver na marcenaria, mais sombras terá no ambiente. O mesmo acontece em um conjunto muito carregado de elementos. Esse é o tipo de composição que causa a sensação de “apartamento”, ou seja, que faz o ambiente parecer menor do que realmente é. Prateleiras, quadros coloridos e iluminação de Corredores


Móveis planejados
Enquanto existem alguns elementos que passam despercebidos, existem também aqueles que podem facilmente contribuir para ampliar os ambientes. Um bom exemplo são os móveis planejados!
Eles são grandes aliados da decoração de ambientes, pois as suas multifunções – de expansão, de encolhimento, de ocultar – trazem a sensação de que os ambientes da casa são maiores.
#6 Unidade visual
Você certamente já ouviu aquela máxima “menos é mais”. Na decoração de interiores, ela também é verdade!
Manter a unidade visual é fundamental para conseguir um resultado agradável e funcional. Uma boa dica é utilizar armários e objetos de marcenaria sempre com design semelhante e acabamento similar. O mesmo vale para a hora de escolher os eletroeletrônicos: se puder, opte sempre pelos eletrodomésticos de mesma linha e marca.
Isso é o que ajuda a evitar as chamadas quebras visuais contribuindo para que os ambientes pareçam maiores e mais amplos.
  Sala de TV Espelhada e Parede Revestida de Madeira de Sala de Estar.

E por falar em continuidade visual, a solução apresentada para muitas arquiteturas de casas compactas é a de integração de ambientes, como sala e cozinha.
Além de serem uma ótima forma de aproveitar a metragem do local, são também uma das melhores formas de trazer a tal sensação de amplitude para os ambientes.
Mas é preciso atenção: na hora de integrar os espaços, dê continuidade às linhas e materiais do projeto. Por exemplo: em um ambiente integrado como sala e cozinha, pode-se utilizar o mesmo revestimento de piso nas duas áreas.
Outra boa dica é fazer o forro dos dois ambientes no mesmo nível, bem como utilizar móveis que tenham semelhanças estéticas nos dois cômodos, dando a sensação de conjunto.
Para que ambientes assim pareçam maiores, é importante tentar enfatizar tal integração.

domingo, 28 de março de 2021

Também gostaria, e de que maneira...

“Gostaria de perder a razão com uma única condição: 
ter a certeza de me tornar um louco alegre e jovial, 
sem problemas nem obsessões, folgazão de manhã à noite. 
Se bem que deseje ardentemente êxtases luminosos, não os quereria no entanto, 
pois são sempre seguidos de depressões. 
Quereria, em contrapartida, 
que um banho de luz de mim brotasse para transfigurar o universo – um banho que, 
longe da tensão do êxtase, conservaria a calma de uma eternidade luminosa. 
Teria a ligeireza da graça e o calor de um sorriso. 
Quereria que o mundo inteiro flutuasse neste sonho de claridade, 
neste encanto de transparência e imaterialidade. 
Que não haja mais obstáculo nem matéria, forma ou confins. 
E que, neste paraíso, eu morra de luz”.
Emile Cioran (1911-1985)



sexta-feira, 26 de março de 2021

FEICON BATIMAT

A Feicon Batimat é o único evento da América Latina que proporciona uma visão completa do mix de setores da construção civil e arquitetura em um só lugar. Trazendo uma diversidade de marcas nacionais e internacionais, conta com expositores dos macrossetores de instalações, acabamentos, externos e estruturas.

O evento é referência por ser considerado uma plataforma de relacionamento, conhecimento e inspiração para seus milhares de visitantes. Conta com centenas de expositores nacionais e internacionais, divididos em quatro áreas:
Acabamentos: decoração, revestimentos, tintas, fechaduras, produtos para cozinha e banheiro.
Estruturas: sistemas de construção, ferramentas, fundação, maquinário.
Instalações: aquecimento e refrigeração, hidráulica, elétrica, iluminação, segurança, automação.
Externos: portas, janelas, teto, fachada, área externa e de lazer.

Em 2021, a 26ª edição da Feicon acontecerá de 20 a 24 de abril, no São Paulo Expo.


https://www.feicon.com.br/pt-br/Sobre-a-Feicon.html

quarta-feira, 24 de março de 2021

Iluminação em ambientes com espelhos? Conheça 4 dicas para realçar a decoração

Na esteira do aquecimento do setor de construção civil, as áreas de arquitetura e decoração vêm registrando aumento no número de projetos. As restrições sociais provocadas pela pandemia têm estimulado as reformas de interiores, com destaque para os projetos de iluminação. Como as decorações com espelhos estão em alta, a Expolux consultou um especialista para mostrar como escolher as peças certas para equilibrar luzes e reflexos.

Alberto Biancalana, arquiteto luminotécnico e especialista em Lighting Design (LD), explica que os espelhos têm várias funções nos projetos de decoração – a mais conhecida é proporcionar a impressão de um ambiente mais amplo. O material também virou sinônimo de sofisticação. Mas, em propostas que incluem iluminação, alguns cuidados precisam ser tomados, tanto por profissionais quanto pelos contratantes, para evitar projeções erradas e reflexos que possam causar incômodo ou comprometer a estética do ambiente. Confira algumas dicas do profissional:

 

  1. Atenção com o fluxo luminoso:

Em projetos que envolvem a instalação de Led em espelho é importante que o feixe de luz tenha baixa intensidade, porque ela incide diretamente no campo visual da pessoa. “Nesse caso recomendo o trabalho com luzes que variam de 200/400 lúmens, ou seja, uma fita de 4.8 a 6 watts por metro, e a utilização de um sistema de controle para não gerar ofuscamento”, aconselha Biancalana.

 

  1. Cuidado com o ofuscamento:

Para solucionar esse problema, que pode comprometer a proposta decorativa dos ambientes internos, o lighting designer indica o uso de um difusor leitoso para aumentar a área de superfície da luz, evitando também o risco de luz rebatida, no caso de um chassi de espelho iluminado (aquela luz que fica atrás do espelho).  “Se a proposta inclui um downlight (luz embutida no teto) no banheiro, por exemplo, é interessante ter um sistema difusor, que funciona como uma cúpula que expande um ponto luminoso, abrangendo uma área maior. Dependendo do tamanho do local, é possível também incluir uma tela tensionada (lona que possibilita fazer grandes superfícies luminosas) por todo o ambiente ou por cima da bancada, ou um perfil com difusor leitoso um pouco mais largo”.

 

  1. Spots em espelho:

Outro ponto de atenção é o uso de spots.  Se for trabalhar com o produto em cima do espelho, segundo Biancalana, “o ideal é utilizar no mínimo duas unidades para ter uma sobreposição de feixes e evitar luz forte que impossibilita a pessoa de ver seu reflexo”. Ele acrescenta que o ideal é a luz estar incorporada ao objeto para melhor resultado.  

LD alerta para não direcionar a iluminação diretamente no espelho para evitar a reflexão de 45º projetando os feixes para outros locais. “Não se projeta luz para o espelho. Nossa função é iluminar o ambiente, enquanto o objeto reflete esse ambiente iluminado”.

 

  1. Espelhos de maquiagem

A atenção deve ser redobrada neste quesito. Isso porque a percepção das cores usadas na maquiagem varia conforme o espectro de luz. Neste sentido, é comum as pessoas se maquiarem em um ambiente com determinada iluminação e quando chegam em outro local, percebem resultados diferentes. “Não adianta a pessoa fazer aquela maquiagem sob luz fria com temperatura de cor alta para sair para um ambiente noturno de cor quente, terá diferença”.

Para solucionar a questão, o recomendável é o uso de cores quentes com tons como avermelhados e azulados, além disso, “é interessante ter um sistema CCT (Color Control Temperature) que possibilita ajustar a temperatura de cor para imprimir as tonalidades de maquiagem desejadas. Em uma make para o dia, para um ambiente interno, basta ajustar aquela luz para ter melhor resultado das cores”, finaliza. 


https://www.expolux.com.br/

terça-feira, 23 de março de 2021

Casa em Bragança Paulista!

 A casa foi apelidada de W270 em função da precisa orientação do lote no sentido oeste. Esta condição, associada ao fato do lote de fundos, de orientação oposta, estar em cota muito elevada e que impediria qualquer possibilidade de visuais a partir da casa, acabou por nos obrigar a estabelecer essa orientação como ponto de partida para toda a organização do lote. 



















www.archdaily.com.br

domingo, 21 de março de 2021

sábado, 20 de março de 2021

(Alberto Caeiro)

Vive, dizes, no presente;
Vive só no presente.
Mas eu não quero o presente, quero a realidade;
Quero as coisas que existem, não o tempo que as mede.
O que é o presente?
É uma coisa relativa ao passado e ao futuro.
É uma coisa que existe em virtude de outras coisas existirem.
Eu quero só a realidade, as coisas sem presente.



ARQUITETANDO COM THELMA ´- Patchwork no Quarto do Casal!

Se for jogar as colchas de retalhos feitas por sua avó fora Maitê Olivença, por que não dar um ar customizado pra elas? A tendência faça você mesmo ou DIY (Do it Yourself), a técnica é perfeita e fica linda em qualquer ambiente. É a opção perfeita pra quem gosta de cores e estampas. 









sexta-feira, 19 de março de 2021

Confira 10 coisas para não fazer na hora de limpar o sofá e os estofados


No último ano o brasileiro teve a rotina alterada e a pandemia trouxe uma nova realidade: adultos e crianças passaram a ficar mais tempo em casa, e os cuidados com a higiene pessoal e da limpeza do lar nunca estiveram tão em alta. Se adaptando ao novo cenário, muitas pessoas usam a internet em busca de dicas de limpeza para manter o sofá e outros móveis estofados livres de vírus, ácaros, manchas e sujeiras no geral, mas Eduardo Tafa, da Sofá Novo de Novo, alerta que muitas destas ideias não só não são eficientes, como podem prejudicar a peça. Entre as 10 coisas que você não deve fazer estão: 

  • Usar bicarbonato de sódio com vinagre: embora seja uma combinação coringa na limpeza de casa, é preciso ter cuidado com ela. A junção entre os ingredientes se transforma em acetato de sódio, um abrasivo que pode danificar os estofados. 
  • Usar alvejante: como são produtos desinfetantes bastante poderosos, tendem a manchar os tecidos se não corretamente diluídos. Entre o sim e o não, é melhor não arriscar.
  • Passar água com sabão encharcando a peça: o sofá deve estar sempre seco, um objeto úmido pode acumular bolor, fungos e odores indesejados.
  • Deixar o estofado no sol: assim como a pele, os raios de sol também podem queimar e manchar o tecido. 
  • Lavar somente as almofadas e não o sofá: para uma higienização completa, eficiente e com um acabamento impecável, é imprescindível uma limpeza completa no móvel, incluindo os objetos que compõem a decoração.  
  • Deixar um estofado blindado na chuva ou em goteiras: exposto a umidade, a peça pode ser um habitat ideal para fungos e bactérias. Caso seja para a área externa da casa, existem modelos próprios para isso. 
  • Deixar o sofá escorado na parede: a prática deve ser evitada para que o objeto não fique marcado com o decorrer do tempo. Caso ele fique escorregando, o segredo é usar ponteiras de silicone nos pés da peça. 
  • Usar Politriz: também conhecida como polideira, é uma ferramenta elétrica que contém um disco giratório de baixa rotação. A ação sobre os móveis é proporcionar polimento e, se aplicado nos tecidos, pode danificá-los severamente.
  • Usar escovas de cerdas grossas: assim como determinados tipos de cerdas podem machucar a escovação bucal, nos estofados o princípio é o mesmo. Dependendo do material, cerdas grossas podem danificar o tecido da peça.
  • Usar perfumes ou amaciantes no sofá: para tirar o mau cheiro, o correto é uma limpeza periódica e com produtos específicos para estofados, assim é possível garantir uma higienização completa sem chance de manchar a peça. 

Por se tratar de um bem que não se troca frequentemente, o cuidado com a manutenção do sofá é ponto chave para aumentar a vida útil da peça. A Sofá Novo de Novo desenvolveu um processo de blindagem, que pode aumentar em até três vezes a durabilidade do estofado por meio da nanotecnologia, as características originais do tecido não são alteradas. A rede mesmo antes da pandemia já tinha padrões de higiene e segurança bastante rígidos para entrar na casa dos clientes.

quarta-feira, 17 de março de 2021

segunda-feira, 15 de março de 2021

domingo, 14 de março de 2021

Primeiro: Não deveríamos ter de perder.... (Lya Luft)

Primeiro: 
Não queremos perder
É lógico não querer perder.
Não deveríamos ter de perder nada:
Nem saúde, nem afetos, nem pessoas amadas.
Mas a realidade é outra:
Experimentamos uma constante alternância de ganhos e perdas.

Segundo:
Perder dói mesmo.
Não há como não sofrer.
É tolice dizer não sofra, não chore.
A dor é importante.
O luto também.

Terceiro:
Precisamos de recursos internos para enfrentar a tragédia e a dor.
A força decisiva terá que vir de nós, de onde foi depositada a nossa bagagem.
Lidar com a perda vai depender do que encontrarmos ali.

A tragédia faz emergir forças inimagináveis em algumas pessoas.
Por mais devorador que seja, o mesmo sofrimento que derruba faz voltar a crescer.

Quando é hora de sofrer não temos de pedir licença para sentir, e esgotar, a dor.
O luto é necessário, ou a dor ficará soterrada, seu fogo queimando nossas últimas reservas de vitalidade e fechando todas as saídas.

Aprendi que a melhor homenagem que posso fazer a quem se foi é viver como ela gostaria que eu vivesse:
bem, integralmente, saudavelmente, com alegrias possíveis e projetos até impossíveis.
Primeiro, não queremos perder.



sábado, 13 de março de 2021

(Fernando Pessoa)

Contemplo o lago mudo
que a brisa estremece
Não sei se penso em tudo
ou se o tudo me esquece
O lago nada me diz,
não sinto a brisa mexe-lo
Não sei se sou feliz
nem se desejo se-lo
Trêmulos rincos risonhos
na agua adormecida
porque fiz eu dos sonhos
a minha única vida?