quarta-feira, 1 de julho de 2009

REFORMA RECANTO DE LAZER COM 90 M² - LITORAL NORTE PAULISTA (BRASIL)

Cantinho despojado,é assim que podemos definir a reforma dessa propriedade no litoral norte paulista, Barra do Sahy. Lote – 30 m de comprimento e 11 m de largura - , permitiu ampliar a construção existente (edícula) conservando a farta área verde. Criação da decoradora Ruth Politi e da arquiteta Maria Christina Salles Gorhom, que deram uma repagida na sala, cozinha, banheiro e dois quartos e o complementaram com terraços, deck, ofurô e o living anexo.

As alterações na edícula incluíram a construção de um banheiro e a conversão de um depósito em quarto de hóspedes. A porta de entrada, antes localizada na lavanderia, à direita da cozinha, foi transferida para a sala de estar. Com novas aberturas na sala, na cozinha e nos dormitórios, a casa se iluminou. Um deck liga uma área à outra. Execução: Ruth Politi e Maria Christina
Salles Gorhom, Paisagismo: Alalou Paisagismo.

Existia uma edícula (pintada de azul) que para os novos donos, bastou alguns ajustes e um living extra.

Os 2,60 m de altura das portas de correr de pinho-deriga de demolição orientaram as medidas do quiosque (parte nova da casa). O beiral de 60 cm de largura impede que chova dentro, já que não há vidro fechando a empena do telhado.

A trepadeira sapatinho-de-judia (Thumbergia mysorensis) emoldura o pergolado entre as duas construções.

O anexo de 24 m2 acolhe um ambiente de estar e jantar, com piso de cimento queimado. Uma treliça de bambu dá graça à abertura de vidro, na parede do fundo.

O banheiro abre-se para os ambientes de lazer e exibe um delicado tapete de ladrilhos hidráulicos no piso de cimento queimado. A prateleira sob a pia não sofre com a umidade litorânea, pois é feita de alvenaria – assim como o tampo, coberto de azulejos.

A sala da edícula tem uma janela no alto da parede. O piso de ardósia foi coberto com tinta para piso, protegida do tráfego com resina de silicone. Para conservar esse tipo de piso, deve-se repintar a cada três anos.
Quiosque e deck, elevados, escapam de alagamentos, comuns na região. A pérgula é de bambu com vidro por cima. O eucalipto tratado contra umidade e fungos, da UPM Capital, se repete em todo o conjunto