terça-feira, 30 de novembro de 2021

Apaixonei por essa suculenta "Orelha de Elefante"!

Suculenta Orelha de Elefante: Dicas e Cuidados Essenciais 

A suculenta orelha de elefante é a planta que não pode faltar no seu jardim. Nativa da África do Sul, essa planta rústica e de fácil cultivo é ideal para ornamentação da área externa, já que no inverno quando cultivada em sol pleno, as margens de suas folhas ficam completamente vermelhas e se mantém assim até a primavera.

Não à toa que elas têm sido muito usadas na composição do paisagismo de diferentes casas, escritórios e espaços comerciais. Por isso, se você está em busca de uma planta diferenciada para o seu jardim a dica é apostar na suculenta orelha de elefante. Conheça de perto suas características, formas de cultivo e propagação.
1. A suculenta orelha de elefante é uma planta nativa da África. 
Planta orelha de elefante suculenta: Características e Curiosidades
A suculenta orelha de elefante cujo nome científico é Kalanchoe tetraphylla pertence à família Crassulaceae. Nativa da África do Sul, a suculenta orelha de elefante se destaca pela textura, formato e cor exuberante de suas folhas largas, arredondadas e suculentas.

Dependendo da temperatura ambiente e do nível de insolação as folhas da suculenta orelha de elefante podem apresentar tons de verde claro, azulado ou amarelo creme com bordas avermelhadas.
2. A planta orelha de elefante suculenta sempre está colorida quando bem cuidada. 
Perfeita para compor um lindo jardim com pedras, a suculenta orelha de elefante é tolerante à seca e a salinidade do litoral e deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra. Vale ainda comentar que as margens das folhas em tons avermelhados se intensificam quando a planta está sob sol pleno, principalmente durante o frio do inverno.
3. Planta orelha de elefante suculenta: suas folhas achatados que deram origem ao seu nome. 

Que tamanho fica a orelha de elefante?
A suculenta orelha de elefante pode chegar até dois metros de altura com folhas carnudas de aproximadamente um metro, portanto certifique-se que o seu jardim tenha esse espaço para que a planta possa se desenvolver de forma saudável.
4. A suculenta orelha de elefante é uma planta que se destaca pelo formato, textura e cor de suas folhas. 

Como é a flor da suculenta orelha de elefante?
A suculenta orelha de elefante flor é uma planta monocárpica, ou seja, floresce uma vez na vida e depois morre. A planta suculenta orelha de elefante chega à maturidade entre três e quatro anos – neste período surge uma haste com a suculenta orelha de elefante flor. Vale comentar, que essas suculentas quando cultivadas em viveiros podem atingir a floração com cerca de um ano de vida.
5. Suculenta orelha de elefante flor.
Assim como outros tipos de suculentas, a planta orelha de elefante também é simples de se cuidar. No entanto, é preciso estar atento a algumas dicas importantes para que a suculenta orelha de elefante possa crescer de forma saudável.
Substrato arenoso e leve

O ideal é que você utilize um solo mais arenoso, leve e não argiloso. E caso a sua suculenta orelha de elefante esteja em um vaso, escolha um que possui orifícios de drenagem para que a água não acumule no recipiente.
Fique atento às regas

As regas precisam ser espaçadas e devem ocorrer apenas quando o solo estiver bem seco. Isso porque, a planta é muito sensível ao encharcamento.
Cultive-a no local certo

Apesar da orelha de elefante resistir a temperaturas de até -5°C e sobreviverem em locais de meia sombra, seu crescimento nesses ambientes acaba sendo mais demorado e a planta acaba não se desenvolvendo bem. Por isso, recomenda-se cultivar em locais de sol pleno, de forma que a margem das suas folhas também possam ficar mais avermelhadas.
6. Aprenda como cuidar de suculenta orelha de elefante. Fonte: Détente Jardin
Cuidado com as pragas

Pulgões e cochonilhas gostam de se alimentar da suculenta orelha de elefante. Por isso, na presença deles procure utilizar um inseticida natural para removê-los.
Faça a manutenção

É fundamental realizar de tempos em tempos a manutenção na suculenta orelha de elefante. Se a planta estiver no vaso procure trocá-la de recipiente pelo menos uma vez a cada ano. Agora se a planta estiver plantada no jardim sempre que for necessário retirar folhas mortas ou mal cuidadas.
7. A suculenta orelha de elefante é uma planta que pode atingir até 60 cm de altura. 
Como fazer muda de suculenta orelha de elefante?

Afinal, como fazer muda de suculenta orelha de elefante? A suculenta orelha de elefante pode se multiplicar por estacas de folhas, por filhotes e por sementes.

A suculenta orelha de elefante pode ser propagada por meio de folhas destacadas da planta mãe. Essas folhas quando colocadas na terra formam raízes em suas extremidades e podem gerar novas mudas com o passar do tempo.

Outra forma de como fazer muda de suculenta orelha de elefante é por meio da separação de brotos laterais, que são formados a partir da base da planta mãe. Esses pequenos brotos retirados da planta mãe são replantados em outros vasos dando origem a novas plantas.
8. A suculenta orelha de elefante pode se multiplicar por estacas de folhas, por filhotes e por sementes.

A multiplicação da suculenta orelha de elefante também pode acontecer por semente, porém é um processo mais demorado e incerto, já que algumas sementes podem não germinar.
9. A suculenta orelha de elefante é uma planta com folhas grandes, planas, arredondadas e carnudas. 

E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculenta orelha de elefante? 
(Fonte: VivaDecoreBlog - Nathalia Inson)

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

domingo, 28 de novembro de 2021

Danço

Danço em qualquer lugar,
entre mares e velas,
danço entre cabos e roldanas,
com o feijão no fogo também danço.
Para quem passa, para quem fica,
danço por pura teimosia,
danço por hábito,
para se fazer um fato,
ao contrário do que dizem a maioria minha alma não grita,
ela quieta dança,
constante, continua...
como uma folha de coqueiro ao vento,
como uma bailadora de flamenco ao se preparar para o último ato.
No compasso da respiração ofegante,
danço.

(Carolina Franco. 2007)



sábado, 27 de novembro de 2021

Bichinhos de Estimação e os enfeites natalinos!

Sempre tivemos bichos de estimação, cães e papagaios/periquitos, e eles, por incrível que pareça, resistiam às decorações natalinas. Árvores com enfeites de jujuba/chocolate, presentes de trufas e guirlandas feitas de biscoitos, e a turminha de quatro patas respeitava a decoração. Encontrei esta lista com flagrantes dos pequenos fazendo a farra natalina. Se acontecer como voce, sorria! 


 
https://www.boredpanda.com/animals-destroying-christmas/?utm_source=bemlegaus&utm_medium=referral&utm_campaign=organic