Com alguns recursos e rotinas, tudo fica mais fácil para desfrutar de uma peça que atrai todos os olhares na decoração
Optar pela peça branca em ambientes sociais, como livings e varandas. Já em ambientes externos e próximos às áreas molhadas é melhor evitar o branco. Por exemplo, uma varanda perto de piscina, em que as pessoas possam sentar molhadas com algum produto no corpo ou ainda locais perto de churrasqueiras e áreas gourmet.
Higienização
Uma boa dica é criar uma rotina de higienização para o sofá branco. Mesmo que você não perceba a poeira, acredite: ela está lá e acaba se acumulando no estofado caso a limpeza não seja regular e eficaz. Por isso é importante ter o hábito de aspirá-lo pelo menos semanalmente ou sempre que julgar necessário de acordo com a frequência de uso.
Impermeabilização
Para que o relax seja completo – se jogar no sofá sem medo! –, o ideal, segundo o arquiteto, é impermeabilizá-lo assim que for comprado. Esse processo dificulta a penetração da sujeira, o que contribui para ter um sofá branco por mais tempo e sem manchas.
Capas e mantas
O uso de capas é uma boa alternativa e a mais em conta para proteger o sofá. "Acho que fica bem charmoso", diz Gustavo. Da mesma forma, as mantas podem evitar o atrito no estofado e ainda dar um toque decorativo no ambiente.
Crianças e pets
A impermeabilização se torna necessária quando há crianças e pets em casa. Porém, se não quiser efetuar esse processo no sofá, Gustavo lembra que hoje há uma variedade de tecidos para diversos tipos de uso, inclusive opções desenvolvidas especialmente para quem tem animais de estimação.