Quem tem um hotel deve investir na decoração e fluidez do ambiente, afinal, proporcionar conforto e momentos únicos são os principais segredos para se conquistar cada vez mais hóspedes. Vejas dicas fundamentais para que você não erre na hora de dar uma repaginada no seu estabelecimento.
INVISTA EM SIMPLICIDADE
Todo mundo gosta de lugares bem organizados e bonitos, mas isso não significa que seja necessário desembolsar rios de dinheiro com mobiliário e decorações. Saiba que gastando pouco e se preocupando com o essencial, é possível criar ambientes fantásticos que todos gostarão. Os principais motivos para apostar em mobiliários mais simples são:
O uso da mobília não será diário
Pode haver necessidade de alterar o mobiliário de forma rápida, por exemplo, a chegada de hospedes com crianças de colo.
Dessa forma, o mais indicado é apostar em camas de solteiros (duas por padrão) que podem ser unidas. Aposte em mobiliário leve, mas que seja resistente para facilitar a movimentação. A regra de investir em simplicidade só não é válida para o colchão: esse sim deve ser de ótima qualidade, sempre com proteção antialérgica.
ENTENDA QUE A DECORAÇÃO FAZ A DIFERENÇA
Com mobiliário mais simples, é chegada a hora de investir na decoração. Se for aplicada da forma correta, ela atrairá a atenção dos hóspedes tirando de vista pequenas imperfeições que possam existir no ambiente. Também será responsável por dar vida ao lugar. Por isso, aposte em cores, artes, têxteis e objetos decorativos, tudo com muito originalidade e parcimônia, para não acabar causando confusão visual ao invés de conforto.
Parece complicado, mas às vezes, para dar cara nova ao ambiente, basta reposicionar os móveis e trocar alguns objetos decorativos. Essas medidas simples já garantirão uma sensação mais agradável ao ambiente. Trocar cortinas e almofadas também contribui para um novo visual.
TEMATIZE
Imagine que o quarto dos hóspedes é uma tela de pintura em branco e que você é o artista que irá abrilhantar esse espaço. Desde que você não exagere, é permitido dar asas à imaginação e inventar os mais variados temas: do oriental ao velho oeste, passando pela ficção cientifica ou até mesmo apostando no estilo europeu. Como esse ambiente não será frequentado pela mesma pessoa diariamente, não há o risco de se cansar do tema. Com certeza os hóspedes vão gostar da ideia!
SAIBA SEPARAR O PESSOAL DO PROFISSIONAL
O hotel é seu, mas deve ser voltado para o hóspede. Essa frase deve ser lembrada diariamente. Quando criamos e cuidamos de algo, é comum criarmos vínculos pessoais. No entanto, se você deseja garantir o espaço privativo do seu cliente, é extremamente importante não inserir no espaço objetos ou decorações que sejam da sua vida pessoal. Por exemplo, retratos da sua família podem trazer desconforto para alguns clientes. Itens interessantes que são bem vistos são livros, revistas e alguns artigos de outros países.
GARANTA O CONFORTO
Para garantir o conforto do seus hóspedes, é fundamental não descuidar de alguns aspectos:
Privacidade do quarto;
Iluminação;
Tapetes, almofadas e poltronas;
Mesas de apoio.
Esses requisitos são fundamentais para que o hóspede seja atendido de forma satisfatória e, com isso, tenho uma boa impressão do seu serviço.
SEJA PRÁTICO
O quarto decorado exclusivamente para receber clientes, mas isso não significa que os objetos não precisem ser funcionais. A funcionalidade do quarto dirá muito sobre a sua forma de gerir o estabelecimento. É imprescindível ter itens como:
Cabides vazios;
Almofadas e cobertores suplentes;
Toalhas de banho extras;
Relógio e espelho.
Você pode tornar tudo mais pratico e funcional adicionando no banheiro um kit com shampoos, sabonetes, pasta de dente e uma escova de dentes novas, tudo junto em uma cestinha artesanal. Esse mimo com certeza encantará o seu hóspede.