Ter um chiclete grudando no sapato é aquela situação desagradável, que vez ou outra todo mundo passa. Agora, o que ninguém talvez imagine é que este resíduo poderia ser a matéria-prima do próprio sapato. Isso mesmo! Retirando as gomas de mascar das ruas, foi criado a sola do calçado Gumshoe.
O trabalho é uma parceria entre a organização Iamsterdam, a empresa de design Explicit Wear e a de sustentabilidade Gumdrop, que se uniram para criar um tênis feito com goma de mascar reciclada.
Neste modelo, edição limitada, os chicletes foram retirados das ruas de Amsterdã, Holanda. A ideia é também usá-lo para conscientizar a população sobre o descarte incorreto deste material tão danoso. Inclusive, um mapa da cidade foi moldado no fundo das solas, uma maneira sutil de ressaltar a questão do lixo. Além de ter cheirinho de chiclete: ideia já usada por uma famosa marca de calçados.
Sola feita com chiclete
Cada unidade Gumshoe é produzida com compostos recicláveis. O material batizado de Gum-Tec é feito com 20% de chiclete. Para cada um quilo de goma são criadas as solas para quatro pares de tênis. O modelo será lançado em junho deste ano.
A empresa afirma que, nos Países Baixos, um milhão e meio de quilos de chicletes acabam nas ruas todos os anos. Mas, qualquer pessoa que ande pelas vias das grandes cidades, sabe que nem é preciso uma estimativa para entender que a quantidade deste material é absurda. O projeto temporário acaba sendo um convite para a reflexão desta problemática.
http://ciclovivo.com.br/arq-urb/design/tenis-feito-com-chiclete-mascado-e-produzido-na-holanda/