sexta-feira, 9 de junho de 2017

Intercâmbio vai levar arquitetos e engenheiros para conhecer técnicas de construção em madeira no Chile

Com o objetivo de levar arquitetos e engenheiros para conhecer técnicas de alta tecnologia de construção em madeira, o WWF-Brasil e a Spirale Arquitetura promovem, de 3 a 9 de setembro de 2017, um intercâmbio para Santiago, no Chile.

O WWF-Brasil entende que o uso responsável da madeira na construção pode ajudar na gestão e conservação das florestas brasileiras; auxiliar na manutenção da biodiversidade e ser uma ferramenta no combate aos prejuízos causados pelas mudanças climáticas – a madeira estoca carbono que seria lançado na atmosfera e agravaria os problemas climáticos existentes hoje.

Além disso, utilizada da maneira adequada, a madeira reduz o tempo de construção; promove a diminuição do tempo e de resíduos no canteiro de obras e dá efeito visual diferenciado às estruturas que compõe. Ela também é um material mais leve e de fácil manuseio.

Programação
Segundo a programação divulgada pelos organizadores, no primeiro dia estão previstas uma palestra no escritório de Martin Hurtado, um dos mais famosos arquitetos do mundo a advogar pelo uso da madeira em construções; além de um city tour arquitetônico em Santiago, sugerido pelo próprio arquiteto – e com visitas programadas a locais como Centro Cultural Moneda, Matucana 100, Centro Nave, Campus San Joaquín, Torres Siamesas e o Centro de Inovação.

As obras projetadas por Martin, que usam a madeira de forma arrojada e sustentável em suas estruturas, são as atrações principais do roteiro – como o Greenvic Packing, a Vinícola Almaviva e o vinhedo Perez Cruz. O intercâmbio também prevê momentos de visitas a outras vinícolas especiais e uma visita ao Valle Nevado, uma das maiores estações de esqui da América do Sul.

http://spirale.arq.br/viagem-tecnica-inscreva-se-intercambio-vai-levar-arquitetos-e-engenheiros-para-conhecer-tecnicas-de-construcao-em-madeira-no-chile/