Sempre digo que ambiente neutro não é sinônimo de tédio, já que a neutralidade oferece uma gama imensa de opções, personalidade e possibilidade de mudança ao gosto dos donos. Afinal, ela é a base! Mas são as cores nos detalhes que tornam os tons neutros tão interessante!
As cores exercem um papel essencial no dia a dia. Não existam cores “certas” ou “erradas” para cada coisa, até a ciência – a neurociência e a psicologia – já comprovaram a influência das cores nas emoções, no humor e na disposição das pessoas.
A completa ausência de cores pode criar uma ideia de isolamento e vazio, a presença delas pode criar uma sensação invasiva e estímulo que podem ser desagradáveis. Por isso, o ideal é equilibrar. E os ambientes neutros são perfeitos para isso!
Versatilidade: Afinal, menos é mesmo mais! Ambientes neutros permitem mais combinações na palheta de cores e oferecem, assim, mais possibilidades se você cansar de um ou outro estilo!
Amplitude de estilos: do minimalista chic ao moderno sóbrio e um estilo colorido jovial, tudo dependerá das cores adicionada aos detalhes.
Destaque na mobília: ambientes neutros destacam os seus móveis e sua decoração, o que poderia ser mais complicado em ambientes coloridos.
Tranquilidade: ambientes neutros criam uma atmosfera de tranquilidade, o que pode ser perfeito para o quarto, banheiro ou escritório, por exemplo.
Confira as dicas para adicionar cores e personalizar seu ambiente!
1. CORES NOS DETALHES MENORES, NÃO NOS OBJETOS MAIORES
Um grande erro na concepção do ambiente é adicionar cores ao ambiente neutro apostando em objetos grandes como sofás, mesas, poltronas, balcões. Esses objetos são mais caros e sua durabilidade é maior, o que torna mais difícil a mudança e diminui sua versatilidade.
Fonte: Tudoela
O segredo da personalização está nos detalhes, é isso que os olhos captam na percepção do ambiente. Quadros, vasos de flor, um abajur, uma almofada. Foque nos objetos menores e, assim, quando quiser mudar o estilo, será algo mais acessível, mais barato e mais fácil de fazer.
2. ADICIONE TEXTURAS AO AMBIENTE
Especialmente se quiser criar uma atmosfera de conforto, aconchego e acolhimento. Texturas não são apenas táteis, mas também visuais: uma almofada de pêlos no sofá, um padrão de zebra no puff ou uma mesa de centro de madeira. Seja qual for, textura sempre cai bem com neutralidade!
Fonte: Pintrest
3. ESCOLHA UMA COR “PRINCIPAL”
A flexibilidade do ambiente neutro permite adição de várias cores, como do mais básico contraste. Mas escolha uma cor que se sobressaia mais que as outras, sem, contanto, abusar na inserção dos objetos.
Fonte: Pintrest
4. CONTRASTES: UMA APOSTA INFALÍVEL
Contrastes sempre funcionam bem em decoração e design. Educam, agradam e reinventam os olhares e percepções. O contraste na paleta de cores não precisa ser feito, só de preto e branco. A melhor parte dos ambientes neutros é contrastarem com praticamente tudo. Se quer adicionar cores, tudo bem. Se quer manter minimalista, considere o básico: preto, mogno, chumbo. Sempre fica bem!
Fonte: Pintrest
5. PENSE A LUZ E O AMBIENTE EXTERNO
Às vezes, a melhor dica está fora da casa. Pense como o ambiente em volta pode colaborar com as cores: a quantidade de luz que aquele cômodo recebe, se sua cidade é sempre quente ou sempre cinzenta. Esses fatores devem ser usados no momento da decoração, a adição das cores, os detalhes e a resposta para o ambiente neutro pode estar bem no quintal.
Fonte: Pintrest
6. ESCOLHA COM EMOÇÃO
As cores podem causar impressões no nosso psicológico. O azul pode te lembrar água e ser uma ótima escolha para o banheiro e o vermelho lembrar fogo e ser uma boa para a cozinha. Leve isso em consideração ao escolher a cor adequada para cada cômodo!
Fonte: DecoraçãoeProjeto
7. PENSE EM ESCALAS DE CORES!
Aplicar uma escala de cores nos detalhes é uma ótima pedida para harmonizar o ambiente neutro. Veja a escala das almofadas da imagem abaixo (branco/cinza/preto), por exemplo.
Fonte: Pintrest
Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos para descobrir a melhor forma de aplicá-las no seu espaço! E não esqueça: ambientes neutros nunca saem de moda!
http://www.arquilego.com.br