Olha que boa notícia, o Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA), Califórnia, EUA, triplicou seu espaço expositivo com a construção do anexo assinado pelo escritório Snøhetta e vai ser inaugurado no dia 14 de maio de 2016, então já posso programar uma visita para as férias em novembro próximo.
A edificação está posicionada atrás do prédio pós-moderno projetado pelo arquiteto Mario Botta, em 1995. Com 21 mil metros quadrados, a expansão tem sete andares de galeria e três destinados a departamentos administrativos, o que o torna mais alto do que o edifício principal, marcado por seus tijolos vermelhos.
A fachada leste do anexo é revestida por mais de 700 painéis de polímero reforçado com fibra de vidro, resultando em ondulações que, segundo o escritório, foram inspiradas na topografia, água e névoa da Baía de São Francisco.
O prédio de Snøhetta, autor de projetos culturais como o Oslo Opera House e o Museu Memorial do 11 de setembro em Nova York, buscou também conectar o museu às ruas do entorno.
As novas galerias foram concebidas como espaços flexíveis, permitindo aos curadores adaptá-las com o uso de paredes temporárias. Alguns desses ambientes trazem, inclusive, terraços com vista para o entorno.