Mendoza é a capital da província argentina de mesmo nome, localizada a leste dos Andes, aos pés da Cordilheira. Está a 340 km de Santiago do Chile; 1050 km de Buenos Aires e 659 km de Córdoba.
A praça central e principal de Mendonça, é a Plaza Independencia cercada por uma mistura de palmas, choupos, pinheiros e canteiros de flores.
Fundada em 1861 para marcar o centro da nova cidade depois de um terremoto que arrasou Mendoza. Quatro praças públicas menores estão localizadas na diagonal de cada um dos quatro cantos da Plaza Independencia, dispostas como o número cinco de um dado.
Tem que ter atençao ao caminhar pelas calçadas da cidade e praças, pois além das acequias – canais de irrigação que cortam as ruas – as calçadas, sempre arborizadas, têm aberturas para as árvores.
A praça é o endereço de muitas atrações, como o Museo Municipal de Arte Moderno, o Santuário Cuyo, na Basílica de San Francisco.
Nos finais de semana, tem apresentação grátis de músicos, mágicos e comediantes que divertem as multidões. Tem também a feirinha de artesanato com os vendedores locais, que vendem cerâmicas, joias e especialidades gastronômicas.
(Fotos by Thelma Ferreira - Março 2015)