Uma maneira linda de ter cactos e suculentas é em xícaras. Se você nunca viu jardins assim, repara nas fotos abaixot:
Para transformar a caneca em vaso, e plantar direito, sem erro, com muito mais chance de você pegar fama de ser um dedo verde de cactos e suculentas, leia aqui:
MATERIAL PARA FAZER UM VASO DE FLOR USANDO UMA CANECA
- Uma xícara ou uma caneca
- Um borrifador de água
- Um pedaço de feltro
- Terra para jardinagem (ou seja, terra com matéria orgânica)
- A planta
- Furadeira
- Uma broca especial para furar cerâmica
COMO FAZER: TUTORIAL PARA FAZER UM VASO USANDO UMA CANECA
Para transformar qualquer coisa em vaso de planta, primeiro, fazer um buraco em sua base. Furar a caneca ou xícara pode parecer difícil, mas, só precisa ter um pouco de cuidado.
O primeiro passo é marcar onde você quer que o buraco fique, o ideal é colar um pedaço de fita crepe no local. Com o spray, borrife um pouco de água na área que será furada, porque o atrito da broca com a cerâmica gera muito calor, o que pode provocar acidentes. A água resfria o conjunto broca + cerâmica.
Antes de começar a furar, duas dicas para facilitar o seu trabalho: 1. A cerâmica pode ser bastante escorregadia de se furar. A fita, por sua textura, evita que a sua broca / furadeira escorregue. Você pode aproveitar essa dica sempre que precisar fazer um furo nesse material, como uma parede azulejo, por exemplo. Posicione a xícara em um local seguro com uma superfície plana. Mas bom mesmo vai ser se você tiver uma terceira mão que possa te ajudar nesse tarefa; 2. Não esqueça de manter a furadeira perpendicular à caneca. Repare que não é um material muito macio de furar, por isso, não faça muita força com a furadeira, se não, corre o risco de acabar trincando a cerâmica.
Com a caneca furada, é hora de transplantar a sua planta para a nova casa. Primeiro, forre o fundo com um pedaço de feltro (deve cobrir, com sobras, o fundo da caneca). O feltro evita que a terra caia pelo orifício que você acabou de fazer, ou mesmo que alguma pedrinha atole ali prejudicando a drenagem da água da planta. Funciona como filtro retendo os nutrientes, e quando você molhar a planta o que vai sair dela por baixo é praticamente apenas água (bom também pra evitar manchas).
Coloque um pouco de terra por cima do retalho, e vá preenchendo com terra.
Com cuidado, passe a planta para a xícara, posicionando-a do jeito que você mais gostar e cobrindo as suas laterais com mais terra, até ficar bem segura.
Se gostar, pode decorar com um pouco de musgo, o que dá um charme extra, além de segurar a umidade na terra. Agora é só escolher o melhor local para a sua planta e não se esquecer de regá-la regularmente. No caso de cactos e suculentas, molhe duas vezes por semana.