terça-feira, 30 de junho de 2015

Prateleiras "Stones"!

Prateleiras que imitam pedras e fazem com que paredes de banheiros, quartos e salas lembrem as de escalada indoor. "Stones" é uma linha recém-lançada por Philip Bogaerts cujo objetivo é criar um cenário especial, com a configuração que se desejar, para expor os objetos e ter coisas sempre à mão. As pedras-prateleiras são peças de madeira cobertas por tecido, que podem ser instaladas com apenas dois parafusos. As cores padrão são mesclas de cinza e marrom, mas podem ser encomendadas nos tons preferidos.
 ,
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Banheiras de madeira

A Alegna, fabricante suíça das banheiras de madeira, utiliza apenas madeiras certificadas e provenientes de áreas controladas de reflorestamento. E embora possa parecer, as banheiras não são feitas de um único pedaço de madeira. Cada bloco esculpido é criado através de uma série de lâminas de madeiras sobrepostas, comprimidas em altíssima pressão e saturadas com resina. O resultado são peças elegantes, ergonômicas e cheias de estilo. A empresa também trabalho com os sistemas da Jacuzzi, para deixar ainda melhor. O banheiro também pode contar com pias feitas da mesma maneira.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
http://www.alegna.ch/english/produkt.html

domingo, 28 de junho de 2015

Ah! Os Relógios

Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas...

que até parecem mais uns necrológios...
Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.
E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...
(Mário Quintana, in 'A Cor do Invisível')
 
 

sábado, 27 de junho de 2015

Estudando as cores!

Para entender como funciona o círculo cromático, é preciso entender o que é a luz. A cor é uma sensação provocada pela luz no órgão da visão, mas que não é a própria luz. Não existe cor sem luz, seja solar ou artificial. Depois de desenvolver a lei da gravidade, o físico Isaac Newton se interessou pelos estudos da teoria da luz e, baseado em experimentos que realizou e nas observações de outros filósofos, revolucionou o estudo sobre o assunto. Em 1666, Newton criou um gráfico circular com as sete cores do arco-íris distribuídas na circunferência. Este seria o primeiro círculo cromático. A roda de cores é uma ferramenta fundamental, pois com ela é possível checar as combinações. Basta colocá-la sobre um tecido para saber se realmente combina. O disco cromático é composto pelas cores primárias, secundárias e terciárias: azul, amarelo, vermelho, verde, laranja, roxo, azul esverdeado, azul violeta, amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, vermelho alaranjado e vermelho violeta. O branco, o preto e a cinza são cores neutras, por isso são consideradas curingas. Quem não quer errar pode apostar em uma decoração cinza e, ali jogar qualquer cor em parede, almofadas, estofados etc que fica lindo. Quando queremos combinar cores, usamos as harmonias, que provavelmente foram criadas a partir da observação da natureza.
- Policromia: é o emprego de muitas cores num mesmo trabalho, formando um todo agradável;
- Monocromia: usa-se apenas uma cor, podendo estar em diferentes tons (claros ou escuros) e também é conhecida como tom sobre tom;
- Análogas: é quando reunimos quatro cores que aparecem em sequência, juntas no círculo. Não há contrastes porque todas têm uma cor em comum;
- Complementares: também chamada de harmonia oposta ou contrastante, combina cores que ficam opostas na roda de cores, mas que se complementam por possuírem força e extensão;
- Harmonia de 60°: cada fatia do disco tem 30°, portanto são as cores que formam a figura de um triângulo equilátero, com três lados iguais. Escolhemos uma cor do círculo, pulamos três e escolhemos a próxima;
- Harmonia de 90°: forma o desenho de um quadrado no círculo. Escolhe-se uma cor, pula as duas seguintes e escolhe a próxima até completar o quadrado;
- Harmonia de 120°: usa-se uma cor do disco, pula a seguinte e pega a próxima, até formar o desenho de um hexágono no círculo.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Grande Arco da Fraternidade (Paris - França)



O Grande Arco da Fraternidade mais conhecido como Grand Arche (Grande Arco) ou Grande Arche de La Défense. Essa edificação é obra do arquiteto dinamarquês Johann Otto von Spreckelsen que ganhou o concurso realizado por EPAD no ano de 1982. Com 110 metros de altura e 30 mil toneladas, todas suas faces estão recobertas por placas de vidro. Um incêndio em 2010 fez com que fosse proibida a visita pública. Antes disso o Grande Arche abria suas portas ao Centro de Congressos e Conferências, ao Museu da Informática, ao restaurante e ao mirante, o qual oferecia uma vista incrível do oeste de Paris.
 

 

 



 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Relógio "O' Clock",

Gostei do relógio "O' Clock", lembra uma escultura em madeira e é uma criação da fabricante Okum, de Los Angeles, eles são feitos apenas com material certificado e seguindo todas as regras de preservação. São quatro opções de modelos, cada um mede cerca de 13,4 x 13,4 cm, funcionam com 1 pilha pequena e têm dois preços: U$ 85,00 (Douglas Fir e Cork) e U$ 97,00 (Walnut e Hard White Maple).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Tijolo Ecológico

Tijolo pode ser utilizado como  alvenaria estrutural e de vedação. O tijolo ecológico, também chamado de tijolo modular, de encaixe ou solo-cimento é uma alternativa ecologicamente correta ao tijolo convencional. Ele é constituído de solo (que pode ser reaproveitado pelo pó-de-pedra da própria construção), cimento e água.
O eco tijolo é dito ecologicamente correto porque em sua produção não ocorre o processo da queima, evitando o desmatamento, emissão de gases e enorme consumo de energia presentes no processo de fabricação de blocos cerâmicos convencionais. Os ingredientes da composição do eco-tijolo são misturados em uma betoneira, moídos e prensados.  Como o tijolo usa cimento, ele não precisa queimar para secar.
Um estudante de tecnologia em construção de edifício, do Instituto Federal de Tecnologia, João Paulo Coelho, desenvolveu um ecotijolo que utiliza pedra santana, uma rocha encontrada em grande escala na região do Cariri (Ceará) na sua composição do tijolo. Não apenas utiliza resíduos que causam impactos ambientais como oferece um destino para esse resíduo ecologicamente correto.
Uma das grandes vantagens da utilização do tijolo ecológico é a não necessidade de utilização de argamassa de assentamento entre os blocos, sendo necessária apenas uma cola à base de PVA. Dessa forma, são reduzidos os gastos que seriam feitos com material argamassa, além de diminuir significativamente o tempo de conclusão da obra. O tijolo ecológico dispensa também material para reboco devido à sua superfície lisa, reduzindo ainda mais o consumo de material. O acabamento da parede assentada com esses tijolos pode ser feito com aplicação de verniz, selador, acrílico, fosco, brilhante ou cera e a aplicação de azulejos pode ser feita de forma direta.
 
 
O peso da fundação construída com ecotijolos é consideravelmente mais leve, evitando gastos desnecessários com  estacas mais profundas e sapatas maiores.
Os furos presentes nos tijolos permitem a colocação de condutos elétricos e hidráulicos ou reforços de concreto ou estrutura armada, evitando que a parede seja quebrada após o assentamento para esses fins.
 
Casa construída com tijolo ecológico.
 
 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Balde de Gelo Flutuante!

Balde de gelo criado pelo designer Rudolfo Dordoni, por fora o formato é parecido com o de qualquer outro, mas por dentro uma espécie de fundo invertido cria um efeito que deixa os cubos parecendo flutuar. Sem falar que a água fica separada, escorrendo para a parte mais baixo conforme o gelo derrete. Em vidro transparente e está em pré-venda no MoMAStore por U$ 89,00.
 
 

domingo, 21 de junho de 2015

Vida que segue...

A vida está feita à nossa medida e nada acontece por acaso.
Já te aconteceu olhares para alguém pela primeira vez e sentires algo estranho,
uma vontade de falar com essa pessoa,
saber porque é que com um simples olhar ela mexeu tanto contigo? Quem é essa pessoa? Porque te toca assim na alma? Será amor à primeira vista?
Não, isso só acontece nos contos infantis que eu lia e gostava tanto.
Ficava horas a sonhar com a vida perfeita que era relatada para as crianças.
Mas a realidade...
A realidade é mais dura mas para quem não lhe conta uma anedota.
É preciso saber levar a vida.
Há determinado tipo de situações que deves ter em conta:
Duvida se alguém te prometer a lua, acredita se te prometer um sorriso;
Duvida se alguém te disser que te adora, mas acredita se o mostrar;
Duvida se alguém te disser que sente saudades,
acredita se fizer tudo para as diminuir contigo;
Duvida do amor à primeira vista,
mas acredita que ele existe e que pode aparecer a qualquer altura, em qualquer lugar,
a qualquer hora e de quem menos esperas,
mas vive o momento intensamente pois é como o fogo enquanto tem lenha
não para da arder.
Aproveita a vida pois esta é apenas umas férias que a morte nos concede.
 
 

sábado, 20 de junho de 2015

ARQUITETANDO COM THELMA: BORDAS DE PISCINA

Você me pergunta Adilson Fonseca, como é a borda da piscina  da minha casa. Lhe digo que fiz tudo o mais simples possível. Revestida em cerâmica apropriada para a área. Recebo os amigos e nunca tive problemas.
 
 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Moisés de Michelangelo

Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas?
Ao observar a estátua, pode-se verificar que Moisés possui um par de chifres acima os seus olhos, nascendo por baixo dos seus cabelos. A escultura está na igreja de San Pietro in Vincoli, Roma (Itália).

quarta-feira, 17 de junho de 2015

PASSARELA CHEIA DE ESTILO

Conheça o projeto da passarela  do escritório mexicano de arquitetura  ""Sanzpont", não é à-toa que arrematou o 1º lugar na “Building to Building Pedstrian Bridge International Challenge” (Desafio Internacional de Passarela Prédio a Prédio), no ano de 2011.
 Estrutura maleável, design orgânico, dinâmico e sustentável.

Com painéis fotovoltáicos a passarela é alimentada pela luz solar e de noite se transforma numa exibição artística de formas e cores através da iluminação de LED, dando uma aparência futurista brilhante a um custo energético renovável e baixo.

Tem plantas, o que garante que a passarela também purificará o ar do entorno, tendo um baixo impacto ambiental.


Acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=oYCzsmBJgXo#t=13