sábado, 10 de maio de 2014

LIBERDADE ERA UM CARRO VERDE CHAMADO MPLAFER

Em 1922, Cecil Kimber, resolveu modificar alguns veículos Morris Oxford e Cowley (conhecidos como bull-nose, ou "nariz de búfalo") com carrocerias mais esportivas e melhoramentos mecânicos, a um preço muito acessível. Abreviando o nome da empresa, passaram a denominar estes veículos de MG. Surgia então um desenho que duraria até 1955, com o modelo TF. Eram populares entre os jovens da época.
Em 1972 no Brasil o fabricante de móveis Percival Lafer decidiu apresentar uma réplica do MG TD 1952: o MP Lafer, nos anos 80 lançou uma versão mais luxuoso MPLafer TI. Utilizava plataforma e motor Volkswagen "a ar", de 1,3 e 1,6 litro, montado na traseira e capaz de desempenho similar ao do modelo original. 4.300 unidades foram produzidas.
Ao comprar esse carro no ínicio dos anos 80, começou minha grande paixão por carros esportivos. Ele era verde musgo (que nem o da foto do MG acima) e ao baixar a capota, deixava os cabelos soltos e o rosto ao vento, que sensação de liberdade...
Com o passar dos anos a paixão foi sendo direcionada para outras coisas, mas quem sabe qualquer dia desses volto a tê-lo.