Religiosidade, arte e história fazem da cidade medieval de Assis (Itália), sobre as colinas da Umbria, uma jornada mágica que se transforma em bem estar profundo ao se visitar à discreta Basílica de São Franciso de Assis, e observar ao longe a silhueta do Mosteiro de São Francisco, eu, uma simples mortal questionei o valor de tantas coisas do dia-a-dia, e comecei a refletir, acho que como todos que ali estavam, por que um jovem abriu mão de luxos e confortos para pregar amor e caridade.
É o mais importante monumento dessa cidade, o complexo da basílica é composto de duas igrejas, construídas uma sobre a outra, e a cripta onde estão guardados os restos mortais do santo. A inferior foi construída entre os anos de 1.128 a 1.130, é adornada com afrescos dos séculos XIII e XIV, da autoria de mestres como Cimabue, Giotto, Lorenzetti e Simone Martini. A parte superior foi construída entre os anos de 1.230 a 1.253, é adornada com afrescos de Giotto, ilustrando passagens da vida de São Francisco.
Ao lado da Basílica, fica o Sacro Convento, que se parece uma fortaleza e que já era habitado em 1.230, agora abriga uma biblioteca com obras medievais e um museu com obras de arte doadas por peregrinos e cinquenta e sete obras das Escolas Florentina e Sienesa (Coleção Perkins).
Pesquisa feita na internet.