A solução encontrada por construtoras para ajudar o morador a aproveitar melhor a área de serviço, e economizar, principalmente nos apartamentos compactos, de um e dois dormitórios, foi implantar lavanderias coletivas, muito usadas nos EUA. O proprietário deixa de comprar lavadora e secadora. Nada de comprar sabão em pó e outros produtos de limpeza, os equipamentos industriais nas lavanderias ajuda na economia: consome menos energia e água do que um modelo doméstico.
O espaço sugeriso possui sala de estar para esperar o tempo de lavagem, com duração entre 25 a 45 minutos. E o condômino pode dar outra utilidade à área de serviço, como ampliar a cozinha. A administração do equipamento fica por conta do edifício. O síndico é o responsável pela venda de fichas para as máquinas (a média em um condomínio com 440 apartamentos é de R$ 5,00/ficha, para uma única lavagem).
Prédios antigos, ou construídos recentemente, podem montar uma lavanderia, desde que tenha uma boa estrutura e espaço com sistema de água e esgoto. As máquinas podem ser alugadas em empresas especializadas.