Como em breve estarei de novo em São Paulo, lembrei hoje da última vez que lá estive e entrei perto da hora do almoço na Estação da Luz, ví um enorme piano de cauda no centro da estação e meus olhinhos brilharam. Procurei informações, o concerto ia acontecer no fim da tarde, pena que o espirito do paulistano tinha baixado em mim e como o coelho da estória "Alice no País das maravilhas", eu também estava com muita pressa e logo fui embora. Essa estação ferroviária existe há 144 anos, fica localizada no bairro da Luz e é um marco para o estado de São Paulo.
A estação reflete o momento histórico em que foi construída, evidenciando o poder do café na trajetória de expansão da cidade. Erguida junto ao Jardim da Luz, por décadas a sua torre dominou parte da paisagem central paulistana.
O seu relógio era o principal referencial para acerto dos relógios da cidade, é impossível não classificar a Estação como um patrimônio histórico, ao mesmo tempo revitaliza a região central da cidade com a integração dos sistemas ferroviário metropolitano e metroviário.
O Barão de Mauá criou em 1860 na Inglaterra a "The São Paulo Railway Company Ltda"", apelidada de "A Inglesa", caracterizada assim por muitos anos a ferrovia. Sete anos depois, as obras de 139 km de extensão foram concluídas somando um custo de 2 milhões de libras esterlinas.
Inspirada em uma estação australiana, a Flinders Street Station, em Melbourne, a Estação da Luz ocupa espaço de 7520 metros quadrados do Jardim da Luz, parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo.
Idealizada na estética vitoriana, a Estação foi construída sob a supervisão do engenheiro James Ford. Tudo chegou aqui desmontado, vieram peça por peça de navio pelo Oceano Atlântico: pregos, tijolos, madeira (pinho-de-riga irlandês), telhas cerâmicas de Marselha, França, e a estrutura de aço de Glasgow, Escócia. Estrutura metálica com 150 metros de comprimento e .na fachada uma torre de 50 metros de altura.
A primeira Estação da Luz era acanhada. Construída em 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa, The São Paulo Railway, fazia a linha Jundiaí - Santos, de onde o café era exportado. Anos mais tarde, para atender à demanda da produção cafeeira, foi construida outra estação no mesmo lugar, muito mais imponente, entre 1895 e 1900. Projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver em estilo neoclássico.
Em 1946, um incêndio destruiu grande parte da estação e de 1947 até 1951 foram feitas as obras de reconstrução da estação. O edifício ganhou mais um pavimento e uma plataforma central para o uso do trem metropolitano. Em 2002 começou a ser restaurado através da Lei de Incentivo à Cultura e em março de 2006, junto com sua reinauguração, a Estação da Luz passou a abrigar o Museu da Língua Portuguesa.
Hoje a Estação da Luz resgata seu lugar como ícone urbano, junto à Pinacoteca do Estado e ao Museu da Língua Portuguesa. Com a construção do Metrô, o cenário no entorno se transformou, especialmente após a retirada do Monumento a Ramos de Azevedo, significativo marco desta região. Em compensação, este complexo arquitetônico conquistou um certo grau de magnificência.
Fontes:
http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Passeios/Estabelecimento/Estacao_da_Luz.aspx?id=1175