Barbara Kruger é artista plástica e fotógrafa norte-americana (1945, New Jersey, EUA). Frequentou a Escola de Artes Visuais da Universidade de Syracuse e estudou Arte e Design na Parson's School of Design. Entrou para história do design e da fotografia lançando mão de imagens publicitárias e conceitos populares.
Kruger usa a fotografia para veicular a sua mensagem artística, analisando nas suas imagens as representações do poder.
Grande parte dos seus trabalhos questionam o espectador sobre várias questões: consumismo, feminismo, desejo e individualidade. O interessante é que muitas das fotografias que questionam estes ideais são publicadas em revistas, que tentam veicular e vender estes mesmos valores.
Seus trabalhos fotográficos podem ser encontrados por toda a parte, de museus a galerias, posters e painéis publicitários ou até mesmo em t shirts.
Seu trabalho passou a ser visto com mais contundência a partir de 1979 quando passou a se utilizar de outdoors para intervir na paisagem urbana com imagens amplamente difundidas e muitas delas reticuladas que, combinadas com frases de efeito, ganharam mais força e notoriedade.
www.barbarakruger.com