Vamos incorporar nos projetos e nas construção materiais sustentáveis que é a forma digna que temos para contribuir com a viabilidade do nosso modo de vida. Consumimos sempre algo embalado em caixas descartáveis (vamos incorporar as embalagens recicladas e usá-las como forro/telha). Os nossos veículos de locomoção com seus pneus (vamos dar um destino decente para eles, misturando com o concreto). Vamos garantir a (re)utilização de uma nova família de produtos na construção civil.
Concreto ecologicamente correto é feito com boa parte de material reciclável, como casca de arroz e bagaço de cana (resíduos produzidos durante a fabricação do alcool, do açúcar e do arroz sem casca para a alimentação), reduz em até 20% a quantidade de cimento comum utilizado na fabricação do concreto. Além de agredir menos o meio ambiente, a novidade pode deixar a obra mais barata.
Concreto DI (Deformável e Isolante), é o Concreto misturado com borracha (pneus velhos) utilizado para a construção de barreiras rodoviárias, ficam mais elásticas e absorvem mais impacto. Misturado na fabricação de concreto para abrandar as conseqüências dos acidentes de trânsito, além de colaborar com a preservação do meio ambiente. Foram utilizadas em dois pontos da cidade de São Paulo: rodovia Raposo Tavares e no fiml da Marginal Tietê.
Argamassa ecologicamente correta, composta por resíduo de bauxita em seu estado natural; hidróxido de cálcio e água, pode dispensar o uso de cimento e agregados em sua composição, gerando proteção ambiental, com ausência de risco de contaminação dos lençóis freáticos, da flora e fauna e à saúde humana.
Bloco de concreto composto de material reciclado, composto de: ferragem, garrafa pet reciclada, entulho de obra, traço de cimento portland, forma de madeira ou aço.
Pesquisa feita na internet.