O Convento e Igreja de São Francisco estão situados na Praça do Cruzeiro, Centro Histórico, Salvador - Bahia / Brasil. Sua origem data de 1686, projeto do Padre Vicente das Chagas. A construção do convento foi iniciado primeiro em 1708, quando apenas foi lançada a pedra fundamental da igreja. Toda a estrutura foi concluído em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria.
A planta da igreja tem três naves. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.
Essa igreja, é uma das mais ricas do Brasil sendo a mais exuberante de Salvador. Todas as superfícies do interior é recoberto em ouro e jacarandá, com talhos, florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras retratando anjos, animais e flores.
O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.
Os dois púlpitos laterais são talhados com folhas de videira, pássaros e frutos colhidos por meninos e recobertos de ouro.
Capelas laterais.
Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco.
Oitenta quilos de ouro decoram a igreja, acima um detalhe dessa jóia colonial.
O convento foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub-solo e dois pavimentos sobre o nível da rua.
Existem inúmeros Painéis de Azulejos, na entrada do templo, no Altar e na Sacristia da igreja, com cenas alusivas à São Francisco de Assis, trabalhos pintados por Bartolomou Antunes de Jesus (mestre da azulejaria de Portugal).
No Convento, na parte térrea do claustro, existem 37 painéis de azulejos, medindo cerca de 2 metros de altura cada um.
Retratam cenas baseadas em gravuras do pintor holandês Otto van Veen, com personagens da mitologia, com epígrafes latinas extraídas da obra do poeta e filósofo Horácio.
Acesse o site abaixo para ver mais detalhes:
Pesquisa feita na internet.