terça-feira, 18 de maio de 2010

ADOTE UMA CALÇADA

Sou apaixonada por Salvador (Bahia - Brasil), mas, andar pelos passeios da cidade pode ser uma aventura pelo péssimo estado de conservação dos mesmos. Calçadas regulares, bem cuidadas e seguras é desejo de todo mundo e uma prova de respeito ao próximo, pois evita acidentes com idosos, gestantes e crianças. Somando que calçadas bem arrumadas facilitam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
                 
Vez por outra estou em São Paulo (capital) e na última vez estava conversando com uma amiga arquiteta, que me falou que a prefeitura de lá permite que se adote uma calçada, seja para construção, reforma ou conservação do passeio público, seja uma  instituição, empresa ou cidadão comum.

As empresas podem, divulgar mensagem de cooperação (ou seu nome) na calçada adotada, por meio de placa fixada no próprio piso, conforme Termo de Cooperação.
Pelo decreto 45.904/05 normatiza à acessibilidade, as dimensões e os  materiais adequados para implantação de calçadas: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre/conheca.asp
Gostaria que a  Prefeitura Municipal do Salvador focasse no problema e que adota-se algo similar para salvar os calçamentos.

Pesquisa feita na internet.