Salvador, capital da Bahia, onde o Brasil foi descoberto é uma reunião de crenças, culturas, sabores e povos. Tudo o que envolve este lugar tem uma cor diferente, um quê que fascina.
(foto Patricia Figueira)
Se encante com as nossas comidinhas de dar água na boca que são vendidas nos tabuleiros das "baianas" espalhadas por quase todas as esquinas, perfumando a cidade com o aroma do dendê:
- Acarajé -
Bolinho característico do candomblé para oferenda aos orixás. Descobri que tem 278 calorias.
Ingredientes
2 kg de feijão fradinho;
3 dentes de alho;
Azeite de dendê para fritar
Sal a gosto.
Preparo
Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas. Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca. Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído. Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente). Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.
- Abará -
(É basicamente a massa do acarajé, só que cozido e enrolado em folha de bananeira)
Ingredientes
500 g de feijão fradinho
6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20 cm2
cebolas grandes cortadas em pedaços
250 g de camarão seco defumado, sem casca
1 colher de chá de gengibre ralado
1/4 de xícara de azeite de dendê
Preparo
Passe o feijão-fradinho pelo processador ou pelo liquidificador até ficar bem quebrado Coloque de molho na água de um dia para o outro. Retire as cascas que subirem à superfície. Passe em água corrente e escorra. Reserve.
Cozinhe a folha de bananeira no vapor por 4 minutos ou até começar a murchar. Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre no processador, até ficar uma massa homogênea
Junte o azeite-de-dendê e misture bem. Enxugue bem as folhas e em cada uma coloque uma colher da mistura preparada. Numa das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro. Dobre as laterais para o centro, como uma flecha. Dobre para baixo. Repita a operação com a outra extremidade. Cozinha os abarás no vapor por 30 minutos ou até aumentar de tamanho.
- Bolinho de Estudante -
(Tem esse nome por ser baratinho)
Ingredientes
1 colher de sal
óleo para fritura
500 ml de água morna
250 g de tapioca flocada
400 g de coco seco limpo
150 g de açúcar
Para empanar
10 g de canela em pó
150 g de açúcar
Preparo
Coloque o coco com a água morna no processador e bata até obter pedaços bem pequenos. Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, enrole os bolinhos e frite-os em bastante óleo quente. Escorra-os e coloque-os sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Passe no açúcar e na canela e sirva a seguir.
- Cocadas -
Pesquisa feita na internet