"Colocada no topo de um morro voltado para o norte, com vistas para as montanhas próximas de Madrid, a casa, mais que tudo, é uma resposta à sua localização estabelecendo uma plataforma" - fala o arquiteto espanhol Alberto Campo Baeza sobre seu projeto da casa de Blas.
A casa de Blas é um marco que se destaca na paisagem e interage com ela, com suas amplas vistas, mostrando-se como um elevado.
A escolha do local de implantação foi uma decisão sábia do arquiteto, na face norte do morro, que tem como horizonte a serra de Gredos perto de Madrid. Por ser o ponto mais alto para aí assentar uma base de concreto armado sólida, sobre ela, uma caixa de vidro que flutua delicada, leve, transparente.
A caixa de vidro está locada sobre a plataforma, como uma cabana. Transparente e ilimitada tem sua estrutura em aço pintado de branco formando um prisma de 4,5x9 metros com 2,26 m de pé-direito, ainda dentro da modulação miesiana. A estrutura metálica tem 6 x 15 metros.
Nesse porjeto Baeza cita Mies van der Rohe com sua caixa de vidro, cita Kahn em sua caixa de concreto e ainda remete à caverna e à cabana primitiva. E nós, lemos todas essas referências, como quem domina os códigos.
Abaixo, a caixa opaca é um refúgio. Acima, a cabana, uma urna, é um espaço de onde se contempla a natureza.
Esse lugar único deu sentido ao projeto e a arquitetura. Todas as faces deste morro são plenas de vistas e possibilidades. Locação perfeita para qualquer casa, qualquer construção.
A caixa de concreto, 9 x 27 metros, está encravada na terra como uma caverna. O programa é de uma casa tradicional, com espaço social na parte da frente e espaço de serviço na área de trás.
Baeza enfatiza: "Essa casa pretende ser a tradução literal das questões estereotômicas e tectônicas: uma construção tectônica sobre uma caixa estereotômica. A destilação do que é essencial para a arquitetura".
Os contrastes iniciados na implantação, esta por todos os lados desse prédio bipartido. O bloco que forma o pódio moldado em concreto, remete-se à arte de dividir e cortar com rigor os materiais de construção, enquanto que a caixa de vidro com sua estrutura metálica, refere-se à arte de construir pela montagem de partes como um jogo de armar.
Belvedere da Casa Blas, Sevilla de la Nueva, Madrid. 2000.Ficha técnica: Alberto Campo Baeza, arquiteto; Raúl del Valle González, colaborador; Mª Concepción Pérez Gutiérrez, estrutura; Francisco Melchor, gerenciamento; Juan Sáinz, construtor; Francisco de Blas, proprietário