Feng Shui é a arte de distribuir coisas no espaço para promover o fluir de energias e o equilíbrio ambiental e espiritual. Faça um pequeno desenho da casa ou apartamento, onde deve marcar todas as peças, portas e janelas. Se tiver a planta que foi feita pelo arquiteto, melhor ainda, pois poderá ver onde estão os encanamentos, os fios elétricos e a orientação dos pontos cardeais. As regras do Feng Shui tanto podem ser aplicadas ao terreno, casa ou individualmente a cada peça, desde que se observe sempre a porta principal. Se dentro do mesmo terreno existe uma casa e um escritório, sendo que o local de trabalho funciona como uma área independente, o correto é aplicar o baguá na casa e no escritório como áreas distintas.
Energia Negativa
Alguns fatores como desordem, vidros quebrados, falta de luminosidade, fios emaranhados, coisas inúteis guardadas, água estagnada, sujeira, caixas "provisórias" colocadas sobre os roupeiros ou embaixo das camas com quinquilharias como canetas que não escrevem, lâmpadas queimadas, tubos de cola secos, revistas, jornais, etc. Até mesmo a disposição incorreta dos móveis pode criar uma energia desfavorável (Sha) em nosso ambiente, o que afeta o físico, o mental e psicológico das pessoas. Postes de luz e antenas de TV em frente de sua janela ou sobre o dormitório. Espelhos que refletem cenas desagradáveis como cemitério, depósito de lixo, casas em ruínas, a rua de frente, etc. Atualmente é difícil cozinhar, trabalhar, divertir-se e informar-se sem usar aparatos elétricos e eletrônicos, o que pode significar facilidades por um lado, e por outro lado pode ser um risco diário para nossa saúde física e energética, pois emitem ondas nocivas que afetam os seres humanos. Radicalismo à parte, poderemos conviver e nos beneficiar desta evolução tecnológica, basta tomar alguns cuidados: Coloque uma pedra de quartzo branca ou vaso com plantas próximo ao computador, ou os pontos adesivos vermelhos. Isto ajuda a neutralizar esses campos eletromagnéticos. Ande descalço por vinte minutos sobre a grama ou sobre uma superfície de pedra, cerâmica, madeira, areia ou tapete natural. Tenha muito cuidado com o uso contínuo de calçados com solado de borracha e os carpetes, que são altamente concentradores de energia estática.
CUIDADOS COM A ENERGIA DE SUA CASA
Evite cômodos com vigas expostas, prateleiras sobre a cabeça ou camas embutidas. As portas dos banheiros devem estar sempre fechadas e a tampa do vaso idem. O lixo deve ficar fora da cozinha, principalmente, longe do fogão. Árvores menores na frente da casa e as maiores nos fundos. Não faça entrada para carros em frente à porta de entrada da casa.Postes de alta tensão ou telefônicos em ângulo de 90º formam flechas negativas. Colunas quadradas formam 4 ângulos negativos, dissimule-as de alguma forma e aplique as curas do feng shui. As escadas nunca devem começar diretamente na frente da porta principal, nem ficar de frente para as portas dos ambientes dos andares superiores. Evite apartamentos que possuem escadas à frente da sua porta de entrada. A porta da sua casa não deve obrigar os moradores a descer para chegar até a rua. A churrasqueira e a lareira sugam a energia para fora da casa, portanto quando não estiverem em uso coloca-se um planta ou arranjo com flores de seda dentro delas. Portas e janelas quando estão em linha reta (abertas) não permitem que a boa energia permaneça no ambiente.Terrenos e construções em "T", "U" e "L" devem ser evitados. Ou então deverá usar curas do feng shui.
Energia Positiva
Tudo limpo e ordenado, móveis com cantos arredondados que permitem o livre passo dos moradores. A cozinha e banheiro merecem um cuidado especial e diário. Flores frescas, água corrente ou em movimento.Use muita luz na entrada de sua casa, deixe o sol entrar, principalmente os primeiros raios da manhã.
Mesas redondas ou ovaladas favorecem a intimidade e a harmonia na família ou convidados.
Móbiles de pedras coloridas ou flauta de bambu são ótimos para afastar os maus espíritos e atrair boa energia (Chi). Os cristais são energizantes e devem ser dispostos no sudoeste, noroeste ou no centro da casa.
Girassol ou margaridas de cerâmica ou seda, ou símbolos do sol, são ótimos para usar no centro da casa para atrair a energia positiva e vitalidade para os moradores. O sol de ouro usado como jóia aumenta a energia e o brilho pessoal.
Fontes de água, aquários (nove peixes) devem ser colocados no canto da prosperidade. A água deve circular permanentemente. Pinheiros, bambus e pêssegos são símbolos de longevidade e saúde.
As flores recém-colhidas acalmam e refrescam, simbolizando fortuna e boa saúde, mas nunca deixe-as murcharem dentro do vaso. Troque a água diariamente. Flores artificiais só se forem de seda, pois as flores secas são mortas, ou seja energia Sha.
Globos de cristais, incolor ou coloridos são ótimos para frente de banheiros, principalmente se a porta do dormitório ficar em frente.
As trepadeiras com muitas folhas são uma das melhores coisas para se ter em casa, mas não deixe que se enrolem dentro de um vaso. Use tutores que permitam que elas subam.
Aproveite e coloque sapos de cerâmica, louça ou madeira, pois segundo crença oriental eles atraem riqueza. O milho é o símbolo do sol e abundância para muitos povos. Daí o costume de usar alguns grãos no centro da casa para atrair a energia solar e prosperidade.
Fonte: Pesuqisas na internet