sexta-feira, 31 de julho de 2009

CLOSETS PLANEJADOS

Ter um closet é uma maravilha na vida de qualquer mortal, pela praticidade e oportunidade de organização, já que não tem portas. É um espaço para se vestir, tanto pode ser dentro do quarto de dormir ou em um outro ambiente anexo dentro da casa.
Se você divide o quarto com irmão, marido, filha, o closet dá mais privacidade, já que quem sai mais cedo de casa não vai importunar a outra ao acender luz, abrir e fechar portas e gavetas para se arrumar.
Existem dois tipos de closets: Um é o ambiente separado do quarto, com uma porta, onde as roupas e acessórios ficam expostos; O outro é composto por armários, sem a necessidade de parede entre eles.
O armário tem um design padrão para todas as pessoas, você tem que adequar as suas coisas àquele espaço e acaba que as roupas e objetos ficam tumultuados ali dentro. O closet é projetado visando as suas necessidades; então, fica mais fácil manter cada coisa em seu lugar.


Se você já se convenceu da necessidade de um armário na sua casa, mas acha que não tem espaço, veja se só reorganizando os móveis do quarto, dá para criar um espaço novo.


Foi se o tempo em que o closet era usado apenas para estocar roupa, hoje ele se transformou num quarto de vestir. É possível encontrar poltrona ou pufe para a pessoa se sentar para se calçar, espaço especial para fazer maquiagem, escolher acessórios e tudo mais que a rotina de cada um exigir.

Pela praticidade e por questões do meio ambiente, o ideal é utilizar a marcenaria. Os materiais do tipo MDF revestido são belos, resistentes e práticos.

Existem vários modelos de closets, o estilo depende de cda pessoa, então, antes de pensar no projeto que quer, é preciso listar todos os itens a serem organizados naquele espaço para que ele atenda às necessidades.

Para deixar o espaço mais prático e funcional: Na parte superior coloque cabideiros para camisas e casacos; Outro cabideiro na parte inferior para organizar calças e saias; As prateleiras, não devem ser muito grandes e servem para abrigar blusas de lã mais pesadas, que não podem ser penduradas; Nas gavetas ficam camisas de malha, roupa íntima e os pijamas; Os acessórios podem ficar guardados em uma coluna desenvolvida dentro do espaço ou quando a pessoa opta por colocar portas, pode ser afixado um suporte na parte de trás dela para guardar colares e brincos.

De nada adianta prateleiras muito altas para uma pessoa mais baixa porque isso não será funcional. As prateleiras devem estar a uma altura que permita que a pessoa se movimente de forma agradável.

O closet tem que ter uma saída de ar para ventilar, evitando assim o aparecimento de mofo, que as roupas estraguem ou fiquem com cheiro ruim. Caso tenha esquecido esse pequeno grande detalhe na hora de criar o quarto de vestir, a solução é deixar um ventilador ligado.

Para uma boa iluminação no closet, já que uma iluminação apenas central cria sombra em algumas partes, atrapalhando a visualização das roupas. O ideal é que tenha uma luz para iluminar o ambiente como um todo e outra perto do armário para iluminar todas as peças.

Se você esqueceu da iluminação no closet, antes de sair quebrando tudo, a saída prática e eficiente são os spots de luz que vem com adesivo no fundo e funciona a pilha, leds, podem ser afixado próximo ao armário, produzindo a iluminação necessária.












quinta-feira, 30 de julho de 2009

ANTENA DE TELEFONIA CELULAR E A SAÚDE DA POPULAÇÃO

Depoimento da Blogueira:
Quando morava no bairro da Pituba (Salvador - Bahia/Brasil), uma das casas do condomínio foi alugada para uma companhia de telefonia celular que logo implantou na área externa da casa uma antena, todos os moradores ficaram preocupados, numa reunião de condomínio tentou-se vetar o funcionamento, o que foi em vão. Graças a Deus me mudei do local e hoje navegando ví um artigo que me chamou a atenção por pensar no perigo que todos que moram não só naquela região, nas em toda a cidade do Salvador e Feira de Santana (não sei se em outras cidades também acontece o fato), pela proliferação indiscriminada das antenas de telefonia celular sem que nenhuma providência seja tomada.

Pesquisa do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (CREA) e Universidade Federal da Bahia (UFBa) revela índices de radiação eletromagnética liberada pelas antenas espalhadas por Salvador e Feira de Santana.
Desde que as antenas de telefonia celular começaram a se multiplicar pela cidade, a população tem se inquietado com a possibilidade desse avanço acelerado trazer riscos para a saúde.
A dimensão dos efeitos
Os efeitos térmicos produzidos pela radiação eletromagnética são os mais conhecidos e os únicos levados em consideração pelas normas e leis que regulam a emissão dessas ondas. De acordo com Alex Sampaio, assessor técnico da Anatel na Bahia, a pessoa submetida à exposição permitida pela Resolução 303, por 30 minutos, pode sofrer elevação máxima de um grau na temperatura corporal, o que é facilmente compensado pelo organismo humano. Mas o professor Roberto da Costa e Silva teme que exposições prolongadas possam causar um colapso nestes mecanismos auto-reguladores. Um outro ponto é o aquecimento localizado, provocado pelo contato com o aparelho de celular, que pode prejudicar especialmente áreas de baixa vascularidade, como o cristalino do olho, gerando catarata. Neste caso, além de evitar conversas muito extensas, recomenda-se trocar o telefone de lado a, pelo menos, cada dois minutos.
Uma das grandes preocupações do estudo é chamar a atenção para os efeitos atérmicos desse tipo de radiação. Baseado em pesquisas internacionais, Silva defende que, apesar de classificadas como não-ionizantes, as radiações eletromagnéticas são capazes de produzir alterações no fluxo de íons através da membrana celular, o que causa variação na sua concentração, provocando alterações no comportamento dos tecidos. Embora diversos estudos apontem uma relação entre as ondas eletromagnéticas e o desenvolvimento de tumores, o engenheiro reconhece que os resultados não são conclusivos. "É impossível isolar o indivíduo de outros fatores de risco, o que, matematicamente, invalida as pesquisas".
Diante da impossibilidade de comprovar a atuação das ondas eletromagnéticas no desenvolvimento de tumores, Silva defende uma postura preventiva. Além de incluir nos projetos a fixação de um contorno de proteção à vida, ele aponta como necessária a construção de torres mais altas (10 a 20 metros acima da construção mais elevada do local) e a instalação de retransmissoras, principalmente para a propagação dos sinais de TV. Em ambientes fechados como os shopping centers, que contam ainda com as ondas emitidas pelo seu sistema de comunicação interna, a melhor alternativa é o uso de cabos irradiantes.
Fontes:

quarta-feira, 29 de julho de 2009

CAFÉ NO PRÉDIO DA CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA - PORTO ALEGRE (RIO GRANDE DO SUL) / BRASIL

Querendo vencer uma licitação da Casa de Cultura Mário Quintana para montar um Café no último pavimento do prédio em questão, centro de Porto Alegre - Rio Grande do Sul / Brasil, um dos pretendentes solicitou um projeto de reforma do local para os arquitetos Carla Xávier e Patricke Fontes.

Com uma área de 254,29m², o projeto acrescentou um multipalco ao café transformando o lugar em um ambiente onde as pessoas podem se reunir para ouvir uma boa música e ver o belo pôr-do-sol.

Aumentou a área de mesas no interior do café, e fez um projeto de iluminação para criar a sensação de aconchego ao local.

Foi mantida a iluminação distribuída por eletrocalhas e condutores suspensos no teto, para manter a área de patrimônio intacta.

Em conjunto com o projeto arquitetônico foram feitos estudos complementares de iluminação e sonorização e de ar-condicionado.

Para maior tranquilidade do pretendente a proprietário os arquitetos forneceram: cronograma físico-financeiro, detalhamento de marcenaria, especificação de materiais e de revestimentos internos e paisagismo.


Estudo detalhado de lay-out de cardápio e consultoria na compra de louças a serem utilizadas no café foram feitos pelos arquitetos. Café Majestic - Rua dos Andradas, 736 - 7º andar.


terça-feira, 28 de julho de 2009

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CINE-TEATRO QUE É ESTACIONAMENTO - TEATRO MICHIGAN DE DETROIT (USA)

O cinema-teatro Michigan de Detroit nos EUA, foi projetado e construído pelo escritório de arquitetura Rapp & Rapp, inaugurado no ano de 1926. Com capacidade de 4.038 lugares, este palco de espetáculos e cinema foi um dos maiores do estado de Michigan, hoje em dia esta transformado em estacionamento.

Fachada do cinema teatro
No passado a pompa e o presente a decadência, servindo para dar abrigo aos famosos carrões americanos.

Ao longo dos anos 50 e 60, o teatro teve várias donos, foi palco de vários eventos: Nos anos 60 foram apresentadas em circuito fechado de TV, partidas de Hockey no gelo para os torcedores que não conseguiam entradas no Estádio Olímpico; Nos anos 70 o teatro foi usado como clube noturno e vez por outra foi palco de concertos de rock.

Depois de um período fechando e reabrindo, foi permanentemente fechado e parcialmente demolido em 1976. Como os riscos que a estrutura oferecia ao edifício adjacente, o hall central e as galerias foram demolidos e o espaço central convertido em estacionamento.

O carro, que é o produto industrial de Detroit por excelência, é o último morador da estrutura cultural que se tornou o principal símbolo da decadência de Detroit. O teatro foi construído no mesmo lugar da pequena garagem onde Henry Ford construiu o seu primeiro carro. A fabriqueta histórica foi posteriormente transferida tijolo a tijolo para o museu Henry Ford localizado na pequena cidade de Dearborn, na região metropolitana de Detroit.


Serviu de locação para dois filmes: No filme "Rua das Ilusões", o teatro é usado como garagem antes da entrada dos personagens no restaurante chinês Chin Tiki; No filme “A Ilha”, o teatro foi usado para fazer a ambientação de uma Los Angeles do Futuro.


Detalhe dos arabescos do teto.

domingo, 26 de julho de 2009

SETE PENSAMENTOS PARA CADA DIA DA SEMANA DE GABRIEL GARCIA MARQUÉZ

DOMINGO - "Te amo não por quem tu és, mas por quem sou quando estou contigo."

SEGUNDA FEIRA - "É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver."

TERÇA FEIRA - "Quem sabe Deus queira que conheças muita gente enganada antes que conheças a pessoa adequada para que, quando no fim a conheças, saibas estar agradecido."

QUARTA FEIRA - "Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estais triste porque nunca sabes quem podera enamorar-se de teu sorriso."

QUINTA FEIRA - "Podes ser somente uma pessoa para o mundo, mas para alguma pessoa tu és o mundo."

SEXTA FEIRA - "Não te esforces tanto, as melhores coisas acontecem quando menos esperas.Tudo o que acontece, sucede por alguma razão..."

SÁBADO - "Todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada."

(GABRIEL GARCÍA MARQUEZ)





* Gabriel García Marquez (1928), escritor colombiano (um dos meus prediletos), prémio Nobel da literatura (1982). Foi o criador do realismo mágico na literatura latino-americana.

sábado, 25 de julho de 2009

ESTANTE SONORA

Nem tudo que é sonoro é música, nem tudo que tem páginas é livro e nem sempre uma prateleira precisa servir para livros, mas enfim, uma idéia original esta estante sonora. Idéia dos designers poloneses Witek Stefaniak e Anielka Zdanowicz. Claro, a idéia também serve para CDs.



sexta-feira, 24 de julho de 2009

STAND REVISTA HOUSE STYLING - TÓQUIO (JAPÃO)

Um container serviu para a exibição do stand da revista “House Styling”. Isso aconteceu no ano de 2005, semana de design em Tokyo - Japão. Projeto do escritório de arquitetos Yasutaka Yoshimura. As fotografías abaixo são de Daici Ano.

A revista decidiu montar seu stand em um conteiner de carga, fazendo aflorar o lado "voyeur" dos visitantes, já que os locais para observar o interior eram chapas perfuradas como se fossem uma constelação.




quinta-feira, 23 de julho de 2009

CANECA "DUNK MUG"

Ántes que chegue o próximo fim de semana chuvoso, que tal ficar em casa lendo um livro ou assistindo um filme ou vendo aquele seriado que esta fazendo sucesso na TV? Essa programação vem a calhar com um bom e quente capuccino com cookies. Veja abaixo o facilitador dessa atividade, a caneca "Dunk Mug" em cerâmica com compartimento na base para guardar os biscoitos, disponível também para canhotos (tenho que pensar em mim...). O criador é o designer Dominic Skinner.

À venda no site: http://www.firebox.com/

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ALGUMAS ESCULTURAS MARAVILHOSAS

Pierre Vivant:



As esculturas com lápis de Jennifer Maestre:






Isabelle Sicart:



Escultura de um Gorilla Gigante, por David Mach:



Escultura no hall de um prédio onde funciona o Café Sydney’s, posicionado nos cinco andares numa estrutura iluminada. Do escritório de Arquitetos LAVA (Australia):



Fonte: Pesquisas na net