sábado, 28 de julho de 2018

ARQUITETANDO COM THELMA: LOUÇA AZUL E BRANCA NA DECORAÇÃO!

Aninha Moura, sua paixão é tanta por louças em porcelana azuis e brancas, que colecionas e queres algumas ideias de como distribui-las por alguns ambientes da casa. Essas porcelanas não são de origem portuguesa, ela foram inventadas pelos chineses, copiadas pelos holandeses e transformada em verdadeiro símbolo nacional pelos portugueses. Essa combinação de cores azul e branco é clássica e atemporal. 
Na China, mestres ceramistas no início do século XIV descobriram com os persas o óxido de cobalto, um pigmento cinza que, quando aplicado na porcelana branca e queimado, dava um lindo tom de azul, que ficava mais forte ou mais fraco de acordo com a pincelada. Pronto, acabava de ser criado um clássico das mesas e decorações mais sofisticadas do mundo.
Durante a dinastia Ming (1368–1644) a louça azul e branca, com motivos de flores e animais, foi um dos maiores produtos de exportação da China para toda a Ásia, oriente médio e principalmente para a Europa.
Os portugueses gostaram tanto que a Companhias das Índias orientais chegava a fazer encomendas sob medida para os clientes: os artesãos chineses pintavam desenhos copiados de gravuras ocidentais enviadas a eles da Europa.
Se inspire Ana e depois me envie fotos do resultado. Boa Sorte!